A gravidez gera muitos mitos, não é verdade? Uma das maiores crenças é a proibição da musculação na gravidez, isto é, gestantes não podem realizar atividade física. Ainda que a prática intensa de exercícios físicos não seja recomendada, as mulheres grávidas podem — e devem! — ter uma rotina constante de treinos.

Isso, além de controlar o ganho de peso, oferece diversos benefícios físicos e mentais durante a gravidez. Ainda, fortalece a musculatura pélvica e auxilia o parto natural, deixando-o mais rápido. Neste artigo, respondemos as principais dúvidas sobre musculação na gravidez. Acompanhe!

Por que atividade física é importante para a gestante?

Não é nenhum mistério que qualquer gestante deseja uma gravidez saudável, concorda? Evitar complicações durante os nove meses de gestação e, mais ainda, durante o parto, garante mais qualidade de vida para a mulher e para o bebê, além de criar um ambiente familiar equilibrado para o recebimento do recém-nascido.

Então, qual é a relação da melhoria da qualidade de vida da mulher e a prática de exercícios físicos? Quando a gestante investe um tempo para fortalecer a sua musculatura, ela garante a diminuição dos desconfortos que a gravidez traz, como os inchaços e as dores nas costas.

Além disso, a prática física oferece benefícios neurológicos, controlando a liberação de hormônios. Consequentemente, o corpo consegue controlar a temperatura da grávida com mais facilidade, além de diminuir os sintomas de enjoo e baixa pressão. Tem mais: com essas vantagens físicas, a mulher tende a se sentir mais confiante e confortável com sua nova situação, aprimorando sua autoestima e qualidade do sono.

Quais são os benefícios da musculação na gravidez?

No tópico anterior explicamos os motivos pelos quais a atividade física é fundamental para a gestante, mas será que a musculação também traz vantagens físicas e mentais? Se você acredita que a resposta é sim, então está coberto de razão! Investir na musculação na gravidez é uma das melhores formas de ter uma gestação saudável.

Isso porque, além de conquistar todos os benefícios de qualquer atividade física, a musculação garante o desenvolvimento de outras vantagens, como a tonificação muscular, treino do assoalho pélvico, aprimoramento da postura e fortalecimento da consciência corporal, elementos essenciais para o alívio das dores do parto.

No entanto, mesmo diante de diversos benefícios, é fundamental fazer o acompanhamento do seu ginecologista e obstetra para garantir que a prática será realmente saudável. Após o aceite do médico, é necessário montar um treino com um profissional qualificado que considere suas novas limitações físicas.

Para aprofundar, separamos os principais benefícios que a musculação oferece à gestante. Confira!

Melhoria na circulação sanguínea e linfática

A circulação sanguínea e linfática é uma grande preocupação para a grávida. Afinal, complicações com essas funções podem gerar o aumento ou diminuição da pressão arterial, falta de irrigação sanguínea em algumas partes do organismo e aumento da retenção de líquidos.

Quando a gestante coloca o seu corpo em movimento por meio de exercícios controlados e seriados, ela estimula o seu sistema circulatório, fazendo com que o sangue e os nutrientes carregados por ele sejam movimentados com mais facilidade, potencializando sua disposição e capacidade física. Indo mais além, esse benefício também é usufruído após o parto, auxiliando na recuperação da mulher.

Redução da retenção de líquidos

Você já deve ter percebido que a prática de musculação na gravidez garante a diminuição da retenção de líquidos, não é verdade? Bom, esse pequeno benefício reduz uma série de desconfortos para a mulher, evitando o inchaço constante e amenizando as dores causadas por ele.

Ainda, essa ação promove uma melhora considerável na autoestima da gestante, já que o inchaço causa a sensação de ganho de peso. Consequentemente, a mulher se sente mais confortável física e mentalmente com a gravidez, aceitando com mais tranquilidade as mudanças que seu corpo passa.

Diminuição das dores lombares

Com o fortalecimento muscular, você conquista uma excelente vantagem: a diminuição das dores na lombar. Isso porque os treinos para grávidas são direcionados para a tonificação da musculatura das pernas e costas, auxiliando o próprio corpo a carregar o peso da barriga sem compensar outras regiões, como a lombar.

Também, ao fortalecer diferentes grupos musculares, o corpo fica preparado para o parto natural, auxiliando a mulher nos períodos expulsivos. Isso não só reduz a duração do trabalho de parto, como também diminui os riscos do nascimento prematuro e do período de recuperação.

Fortalecimento das articulações

Outro fator que contribui para a melhoria na qualidade de vida das mulheres é o fortalecimento das articulações. Quando a grávida começa a carregar um peso maior que o seu corpo está acostumado em pouco tempo, o próprio organismo tende a compensar esse aumento em outras regiões, sobrecarregando as articulações.

Assim, os treinos podem — e devem! — incluir exercícios que trabalhem as articulações de forma leve e moderada, principalmente nos primeiros trimestres da gravidez. Se associados a técnicas de alongamento, a grávida obtém resultados ainda melhores e experiencia uma gestação mais agradável.

Quais são os cuidados que devem ser tomados?

Não podemos falar sobre musculação na gravidez sem abordar os cuidados que precisam ser seguidos. Afinal, ainda que a prática física garanta uma série de melhorias na vida da gestante, é preciso ter cuidado e atenção para que a saúde de ambos não seja colocada em risco.

Então, o que a gestante e sua família precisam fazer para ter um treino perfeito e repleto de benefícios? O primeiro passo é, sem dúvidas, conversar com o médico responsável pelo acompanhamento pré-natal. Ele realizará uma série de exames e vai conferir o seu histórico familiar para autorizar ou não a prática da musculação.

Ainda, mesmo após a aprovação, é fundamental realizar um acompanhamento periódico e consultá-lo caso você sinta qualquer alteração no seu corpo ou funcionamento natural. Isso garante uma gravidez com poucos riscos e alto conforto físico e emocional.

Com a autorização e orientação médica, é preciso prestar atenção em outros dois grandes fatores: a temperatura corporal e o acompanhamento de um educador físico ou fisioterapeuta especializado. Assim, é possível diminuir os riscos de hipertermia e supervisionar a frequência cardíaca de forma precisa e livre de riscos.

Você percebe como a musculação na gravidez é recomendada e oferece muitos benefícios para a gestante? Para usufruir de todos, lembre-se de contar com o apoio do seu médico e ter o acompanhamento de um profissional qualificado para montar seus treinos e orientar a execução correta das atividades, combinado?

Então, o que achou do nosso conteúdo? Aproveite e entre em contato conosco para conhecer o nosso trabalho e como os treinos com gestantes são montados!