Realizar atividade física regularmente é fundamental para ter uma melhor qualidade de vida. Entretanto, com a correria do dia a dia, inúmeros afazeres e responsabilidades, nem sempre é possível manter a motivação para malhar.

Diante desse cenário, frequentar a academia propicia vários benefícios, pois engloba tanto o bem-estar quanto a nossa saúde. Assim, para desenvolver hábitos saudáveis, é necessário esforço e dedicação — reservar um momento do dia para incluir o treino na sua rotina, por exemplo.

Neste post, listamos 6 dicas incríveis sobre como encontrar a perfeita motivação para malhar. Confira!

Como ter motivação para treinar?

O processo de adaptação, ao iniciar ou retomar os treinos, não é uma tarefa fácil, pois exige um ajuste das atividades rotineiras. Para aqueles que estudam ou trabalham, uma sobrecarga de funções pode começar a virar uma grande barreira na hora de praticar uma atividade física e dificultar a adoção de hábitos importantes para a manutenção da qualidade de vida.

No entanto, é extremamente natural que em muitos momentos surja uma sensação de desânimo na hora de ir para academia. Diante disso, alguns fatores como trabalho, vida familiar, vida social, cansaço e falta de tempo fazem com que muitos pessoas deem longas pausas na malhação ou abandonem de vez a academia.

Um frequentador assíduo ou alguém que está iniciando os exercícios não deve se render e deixar o treino de lado. Mas como encontrar motivação para malhar, mesmo quando desejamos ir direto para casa? Confira a seguir 6 dicas para ficar motivado a ir à academia!

1. Inclua o treino na sua rotina

Para a maioria das pessoas, o maior desafio é comparecer aos treinos regularmente. Isso porque depois de um dia cansativo no trabalho, a preguiça sempre acaba falando mais alto e inúmeras desculpas surgem para não ir à academia.

Entretanto, com a adoção de alguns estratégias simples, como estipular um horário do seu dia para malhar,  é possível conciliar todas as obrigações e ainda ter tempo para se exercitar.

2. Encontre o melhor horário

Um dia estressante no trabalho, uma noite mal dormida ou uma dor muscular… inúmeras são as desculpas para não praticar exercícios. Algumas pessoas optam por malhar na parte da manhã, pois se tornam mais produtivas ao longo do dia.

Porém, nem sempre se sentem confortáveis em treinar nas primeiras horas do dia. Isso acontece porque cada indivíduo tem seu próprio relógio biológico, ou seja, um mecanismo do corpo, responsável por regular todas as atividades do nosso organismo.

Para quem têm dificuldade em acordar cedo, uma opção é sair do trabalho e ir direto para a academia. No fim do expediente, o corpo já está mais preparado e, sem compromissos para o restante da noite, é possível se exercitar com maior tranquilidade. Em contrapartida, vale ressaltar que realizar exercícios muito tarde pode prejudicar o seu sono.

3. Procure uma boa companhia

Estabelecer uma disciplina é, sem dúvida, a parte mais difícil para quem assume uma rotina de exercícios físicos. Assim, compartilhar essa atividade com uma pessoa próxima a você pode se tornar muito prazeroso.

Combinar de ir malhar com uma amiga, um familiar ou até com o cachorro de estimação é uma ótima opção para garantir que você sairá da cama. Logo, essa prática faz com que o treino renda mais e, além disso, ter alguém para dar aquele empurrão é primordial para motivar o início da prática ou ajudar na manutenção do hábito.

Ao saber que alguém está esperando, dificilmente surge um motivo para faltar. Portanto, busque um bom parceiro de treino e, caso um dia ele não consiga ir malhar com você, convide outros amigos ou vá sozinho, pois o importante é não perder a motivação.

4. Diminua a frequência de treinos

A frequência de treinos é uma das grandes questões quando se trata de praticar exercícios físicos. Na busca por um corpo perfeito, muitos indivíduos determinam que para isso acontecer é necessário ir à academia todos os dias da semana. No entanto, deve-se adequar a rotina às tarefas como os afazeres da casa, o trabalho, o cuidado com os filhos, entre outras que podem prejudicar essa frequência.

Independente do objetivo do treinamento, essa sobrecarga pode gerar sentimentos de frustração e alterar o seu nível de motivação. Uma estratégia para mantê-lo é reduzir a frequência de treinos na semana, de modo que em vez de ir à academia cinco vezes na semana, é preferível comparecer três ou duas vezes. Dessa forma, caso não consiga cumprir com o treino naquele dia, você compensa em outro dia.

5. Estabeleça metas reais

Criar um hábito saudável nem sempre é algo fácil, mas não é impossível. A prática de exercícios físicos deve ocorrer de maneira natural e espontânea, encaixando-se na sua rotina. No entanto, uma das principais etapas antes de iniciar uma atividade física é para estipular metas, além disso, é importante conhecer bem seus limites.

Com o passar do tempo, ao estabelecer objetivos audaciosos gera-se uma ansiedade por conquistá-las, no entanto, caso elas não sejam atingidas, continuar frequentando a academia pode se tornar frustrante. Por isso, o treino deve ir aumentando seu nível de dificuldade de maneira gradual.

6. Capriche no visual

Na hora de ir treinar, qualquer incentivo é sempre bem-vindo. Para muitas pessoas, pode parecer besteira, mas quando o desânimo aparece, uma estratégia é caprichar no visual. Roupas de academia são bastante confortáveis e divertidas. Dessa forma, você se sentirá mais disposta, bonita e terá mais ânimo para malhar.

Além disso, outra dica é utilizar alguns minutos da noite anterior para separar vestimentas e acessórios de ginástica para o dia seguinte. Isso evitará desculpas para não ir.

Mesmo com tantas atribulações da vida cotidiana, é possível manter a motivação para malhar por meio da adoção de alguns hábitos simples, sem deixar de lado nenhuma atividade já realizada diariamente. Vale ressaltar que além dos benefícios à saúde, iniciar uma atividade física aumenta a sensação de felicidade, bem-estar e conforto.

E aí, gostou deste post? Então, aproveite para conhecer também a endorfina e descobrir como estimular esse hormônio tão importante!

[rock-convert-cta id=”1445″]