A retenção de líquidos é algo que afeta não só a estética do corpo humano, como também gera muito desconforto e até riscos para a saúde. Por isso, é preciso entender do que se trata esse fenômeno, o que ele causa no organismo e como evitar retenção de líquido.

O tratamento é feito por meios naturais, combinando a ingestão de água, a adoção de uma rotina de exercícios físicos e alimentação certa. Se você quer entender melhor como livrar o seu corpo desse problema, fique conosco e aproveite este artigo!

O que provoca a retenção de líquido?

A retenção de líquido no corpo é resultado do acúmulo de água que se forma entre as células de gordura devido à alteração dos hormônios, variações da pressão sanguínea, sedentarismo, uso de medicamentos e má circulação. Apesar de atingir ambos os gêneros, é mais frequente em mulheres.

Como ela afeta a sua saúde?

O principal efeito da retenção de líquido é o inchaço, que é rapidamente percebido na área das pernas, cintura e rosto. Além disso, é comum resultar em sintomas como estresse elevado, desconforto intestinal e dores pelo corpo. Em um espectro mais amplo, também acaba sendo um fator de agravamento da celulite.

O que ingerir para evitar a retenção de líquido?

Felizmente, na maioria dos casos, o segredo para acabar com esse problema está na alimentação. Confira a seguir como evitar retenção de líquido sem o uso de medicamentos

Prefira alimentos probióticos

Os alimentos probióticos são aliados do seu organismo por diversos motivos. Eles agem principalmente no intestino, munindo a flora de bactérias do bem e garantindo que o seu funcionamento seja o melhor possível. Quando isso não acontece, a imunidade pode cair, afetando o processamento dos alimentos.

Com a imunidade baixa, alimentos como a proteína, por exemplo, deixam de ser digeridos e passam a ser fermentados. O resultado disso são o aumento de gases e a distensão abdominal. Portanto, consuma mais iogurtes probióticos, que ajudarão seu corpo a absorver nutrientes e a evitar o inchaço.

Opte por frutas com bastante líquido

Você pode até pensar, inicialmente, que aumentar o consumo de água e de alimentos que contêm bastante líquido agravem o problema do inchaço. Mas, a verdade é que o efeito é justamente o contrário. Se você quer uma forma para evitar a retenção, consumir mais líquido é o segredo.

Assim, seu corpo se obriga a funcionar para eliminar toxinas e, consequentemente, o excesso de água ingerida, pura ou em frutas. Assim, use e abuse de opções como abacaxi, melancia, melão, pera.

Tome chás diuréticos

Qualquer chá possui ação de efeito diurético, já que você consome água junto dele e, por isso, estimula os rins. Quando seu corpo produz urina, está eliminando uma quantidade enorme de toxinas e do líquido em excesso no corpo. Nesse processo, existem alguns chás que são mais estimulantes que outros. Portanto, dê preferência para:

  • hibisco;
  • cavalinha;
  • chá-verde;
  • gengibre;
  • ginkgo biloba.

Evite enlatados, embutidos e multiprocessados

O sal é um dos principais vilões contra a saúde e um dos maiores agravantes da retenção de líquidos. Em alimentos enlatados, embutidos e na maior parte dos multiprocessados existe uma grande quantidade de sódio que vai parar no seu organismo.

Portanto, se você ingere muitos alimentos processados, como fast foods, por exemplo, pode estar minando o seu corpo com essa espécie de “veneno”. A solução é bastante óbvia: reduza ao máximo (ou corte) a ingestão desses alimentos e os substitua por refeições mais naturais. Além disso, experimente diminuir a quantidade de sal nas suas receitas e aumente a quantidade de outros temperos.

Por fim, não esqueça que se você está em busca de como evitar retenção de líquido, adotar uma rotina de exercícios pode ser muito benéfico. Atividades físicas ajudam a desinchar o corpo de uma maneira rápida e absolutamente natural. Além disso, a contração muscular estimula a eliminação de líquidos, seja pelo suor ou pela urina.

Agora que você já sabe como evitar retenção de líquido, divida essas informações com outras pessoas. Compartilhe este post nas suas redes sociais!