Um hábito estabelecido é importante para trazer segurança e estabilidade em alguma atividade. A rotina de treino é uma grande aliada para quem deseja alcançar objetivos de longo prazo, como emagrecer, definir o corpo ou ganhar resistência.

Criar uma rotina ajuda a preparar o seu corpo e a sua mente para fazer os exercícios com motivação. Os treinos precisam seguir um planejamento e frequência para trazer os resultados esperados, pois quando são esporádicos, não trazem os efeitos desejados.

Neste artigo, vamos mostrar o que é rotina de treinos e a importância dela. Além disso, mostraremos como o acompanhamento profissional é essencial. Acompanhe a leitura e siga nossas dicas!

O que é uma rotina de treinos?

A rotina de treino existe quando a pessoa mantém uma constância nos treinos, o que é ótimo para melhorar as articulações, flexibilidade, fortalecer a massa muscular, manter o corpo ativo e forte. Além disso, a prática de atividades físicas contribui com a saúde mental, pois traz benefícios para o humor e autoestima.

Os exercícios físicos atuam no corpo como um sistema para manter a saúde, o bem-estar e as funcionalidades do organismo. Manter a frequência deles aumenta a longevidade muscular e diminui significativamente os problemas de lesões e dores, além de contribuir para otimizar os resultados.

Para criar o hábito de treinar, a primeira coisa que deve ser feita é estabelecer uma rotina. É importante que você planeje as suas atividades do dia com antecedência e separe um tempo para os treinos. Se você quer treinar de forma regrada, é importante estabelecer um horário fixo para os exercícios e evitar encaixar em janelas ao longo do dia.

Qual é a importância da rotina de treino?

O corpo humano é adaptável, ou seja, ele é capaz de se condicionar a diferentes situações. A rotina de treino permite que ele se acostume a determinada atividade, sem gerar a mesma dor, entre outros benefícios. Vamos ver como ela é importante!

Mantém o preparo

A prática constante de atividades físicas ajuda a fortalecer músculos e manter a qualidade do que é praticado. Isso porque treinar regulamente garante que você esteja se movimentando com as condições necessárias para isso, beneficiando o seu preparo e saúde.

Quando os exercícios são esporádicos ou mesmo interrompidos, o corpo perde preparo, diminuindo a aptidão para responder a estímulos externos com a mesma eficiência que tinha anteriormente. Os efeitos são rapidamente notados quando a pessoa volta a treinar e não consegue manter o ritmo habitual. 

Ainda que o corpo tenha uma boa memória muscular, não é possível manter o mesmo preparo quando ele não é submetido a atividades físicas periodicamente. Desse modo, a paralisação pode dificultar o retorno a um ritmo mais acelerado no futuro.

Melhora o condicionamento físico

A melhora do condicionamento físico é obtida com a prática de exercícios físicos, com atenção aos aeróbicos e musculares. Muitas pessoas acabam iniciando suas atividades físicas sem uma preparação adequada, forçando músculos que não eram utilizados com frequência e prejudicando seriamente o sistema cardiorrespiratório.

Quando essa atividade é planejada e o volume de exercícios adequado ao estilo de vida, se torna mais simples melhorar o condicionamento físico e alcançar o fortalecimento muscular.

Otimiza os resultados

Quando nos exercitamos regularmente e mantemos uma rotina de treino, é mais fácil perceber os resultados vindo cada vez mais rápido e de forma mais aparente. Ninguém gosta de treinar e não ver avanço ou evolução, pois isso afeta a motivação e é um grande motivo para desistência.

Ao abandonar o planejamento, metas e objetivos estabelecidos previamente, como emagrecer ou ganhar massa muscular, ficam distantes e alcançar os resultados se torna uma tarefa muito complicada. A frequência de exercícios afeta a nossa sensação de bem-estar, por isso é importante manter essa atividade no seu cronograma.

Protege contra doenças

Exercitar-se regularmente é essencial não somente pela parte estética, mas também garante uma saúde privilegiada. As atividades físicas ajudam a melhorar a circulação do sangue, oxigenando os tecidos e evitando desde gripes e resfriados até doenças mais graves relacionadas ao coração.

Praticar exercícios é uma forma de fortalecer os músculos e evitar a perda óssea, que pode levar à osteoporose e outros problemas. A diabetes é um exemplo de doença relacionada à falta de atividades físicas, enquanto a hipertensão e obesidade também podem ser controladas com a regularidade nos treinos.

Os treinos também ajudam a melhorar nossa saúde mental, pois durante o exercício físico o corpo produz hormônios como serotonina e endorfina, importantes para o prazer. Desse modo, eles contribuem na redução do estresse e ajudam a combater a depressão e a ansiedade.

Por que é essencial contar com o apoio profissional?

Seja qual for o seu nível de exercícios, iniciante ou avançado, é essencial contar com o apoio de um profissional para otimizar suas atividades. Ele tem conhecimento para montar uma rotina de treino que possibilite a consistência e regularidade, sem limitar os resultados.

De nada adianta ter um treino difícil e exigente, se você perde a motivação para fazê-lo com frequência. Do mesmo modo, um treino muito fácil e leve pode se tornar enfadonho e não estimular o desenvolvimento, levando à desistência.

O profissional da área é capaz de desenvolver um treinamento que estimule o desenvolvimento de forma saudável e gratificante. Desse modo, é mais fácil se manter motivado e colocar essa prática como fundamental no seu planejamento semanal.

No entanto, é importante que se realize previamente uma avaliação de movimento e cardiorrespiratório para que o preparador físico possa traçar um plano de treinos mais eficiente e adequado ao seu condicionamento físico.

Neste artigo, vimos como a rotina de treino é fundamental para a evolução e o crescimento físico. Manter essa frequência não é uma tarefa simples, pois temos atividades e compromissos que podem dificultar a ida até a academia. Uma solução é utilizar os apps fitness atuais, que contribuem para que você mantenha o planejamento, podendo se exercitar em qualquer lugar e horário.

Gostou das dicas deste artigo? Então, aproveite para entrar em contato conosco e ver como podemos ajudar você a construir hábitos mais saudáveis!