O estilo fitness veio para transformar a qualidade de vida da população. Ao conhecer mais sobre o seu corpo e investir em hábitos saudáveis, muitas pessoas conseguiram mais disposição para enfrentar uma rotina corrida, como também alcançaram seus objetivos estéticos. Acontece que, ainda que seja fundamental praticar atividade física, é preciso criar um limite para não provocar o overtraining.

Afinal, se você não cuidar da quantidade de esforço físico desempenhado, o seu corpo tende a desenvolver outros problemas como dores musculares, fadiga e diminuição da resistência imunológica. Mas, então, o que é o overtraining e quais são seus principais sintomas?

Pensando em ajudar você a desenvolver uma estratégica eficiente de atividade física, montamos este artigo respondendo as principais dúvidas sobre o overtraining e suas consequências. Confira!

O que é overtraining?

Antes de compreender quais são os principais sintomas do overtraining, é necessário conhecer o que ele é e como acontece, concorda? Bom, esse processo é caracterizado pela diminuição do seu rendimento nos treinos ao mesmo tempo que sintomas físicos, cognitivos, fisiológicos e psicológicos vem à tona.

Vamos pensar em um exemplo para facilitar? Imagine que você está seguindo uma rotina intensa de trabalho, mas conseguiu organizar a sua agenda para realizar uma atividade física todos os dias. Para ter mais resultado, você procura otimizar o seu tempo com uma prática mais pesada.

Assim, você busca por atividades que tenham um alto nível de intensidade para alcançar o seu objetivo e ter o corpo que sempre sonhou. Só que, depois de duas semanas seguindo esses hábitos, surge a sensação de cansaço e desmotivação. Por que será que isso acontece?

Muito provavelmente, você alcançou o overtraining. Em outras palavras, você investiu em uma rotina muito pesada de atividade física e o seu corpo não deu conta de manter a mesma energia todos os dias. Isso, em vez de proporcionar resultados positivos, só prejudica a sua saúde e coloca a sua qualidade de vida em risco.

É por isso que muitos profissionais enfatizam a importância do descanso entre os exercícios, independentemente do nível de intensidade que eles apresentam. É somente deixando os músculos repousarem que você consegue fortalecê-los, evitando que o overtraining apareça.

Quais são os seus sintomas?

Existem diversas consequências que variam desde alterações físicas até mudanças hormonais e de humor. Nesse sentido, podemos afirmar que essa síndrome provoca uma transformação sistêmica no seu organismo, prejudicando desde suas funções periféricas até as mais importantes.

Nos próximos tópicos você pode conferir como o overtraining coloca em risco a sua saúde. Vamos lá?

1. Perda de condicionamento físico

O primeiro sintoma da síndrome é a perda do condicionamento físico. É claro que na maioria das vezes, sentir dificuldade em realizar algum movimento é comum na rotina de quem pratica atividade física, principalmente no período de mudanças entre treinos. Isso acontece por diversos motivos: seu corpo está cansado, você não se alimentou direito naquela semana ou o treino está muito pesado.

No entanto, quando essa perda se torna significativa e há semanas você percebe que o seu rendimento vem caindo, é importante manter-se alerta para garantir que você não sofra consequências sérias depois. Uma boa dica para identificar se isso acontece com mais frequência é observar a sua dinâmica nos treinos suaves.

Assim, se você sentir que o peso que antes era leve está mais pesado do que o normal, é fundamental notificar o seu personal trainer ou instrutor da academia. Com isso, ele deve criar uma nova rotina de atividades com base no seu condicionamento físico atual, diminuindo o ritmo dos exercícios.

2. Dores musculares persistentes

Outra consequência bastante frequente é a dor muscular. Vamos pensar juntos: se você não oferece um descanso para o seu organismo, ele sinalizará, de alguma forma, que está precisando de alguns dias de repouso. A única maneira que ele tem para se comunicar é por meio da dor, não é mesmo?

Assim, as dores musculares nada mais são do que sinais de que algo está errado, seja no seu exercício, seja na sua rotina corrida que não permite uma pausa. Nesse sentido, quando identificar que as dores pós-treino se tornaram constantes, procure reduzir a intensidade da atividade e converse com o seu personal para montar outro planejamento.

3. Sensação de fadiga constante

Da mesma forma que a diminuição do seu condicionamento físico é comum, o cansaço também é um aspecto presente na rotina de quem faz atividade física. Afinal, depois de colocar o corpo em movimento, é normal sentir os músculos pesados e uma vontade de descansar para repor as energias.

No entanto, quando o quadro é agravado e você se sente fadigado antes mesmo de começar o treino, pode ser que você esteja desenvolvendo o overtraining. Isso porque o desgaste constante do seu corpo enfraquece todas as suas funções, desde as mais básicas até as mais importantes para sua sobrevivência.

4. Elevação da frequência cardíaca em repouso

Não é nenhum mistério que a frequência cardíaca aumenta em qualquer atividade física, tendo em vista que o corpo precisa elevar a quantidade de sangue circulando para manter o organismo ativo. Acontece que, quando ela aumenta em repouso, alguma coisa está errada.

Por isso, se você sentir qualquer sinal de que ela está fora de ritmo ou perceber que o seu coração está batendo mais rápido, é fundamental procurar ajuda de um médico para averiguar o que pode estar acontecendo. Alinhado ao controle da prática física, existem outras atividades que você pode desenvolver para reduzir a frequência em repouso, como investir em uma boa alimentação e cuidar da qualidade do seu sono.

5. Diminuição da resistência imunológica

Indo um pouco mais além, outra consequência do overtraining é a queda da sua resistência imunológica. A rotina corrida alinhada à prática intensa de atividade física provoca uma quebra na barreira imunológica do seu sistema, facilitando a entrada de vírus e bactérias no seu organismo.

Nesse sentido, é muito comum ficar resfriado durante o overtraining, assim como ter pequenas lesões constantes. A melhor forma de evitar que isso aconteça é investir em uma alimentação saudável para fornecer ao seu corpo todos os nutrientes e vitaminas que ele precisa para se manter sadio.

6. Variação de humor

Você lembra que comentamos que uma das consequências do overtraining era a variação de humor? Pois é, o treino constante prejudica não só a sua saúde física, como também o seu equilíbrio mental. Isso acontece porque, quando você malha bastante, o organismo entende que precisa produzir mais cortisol para manter-se ativo.

É justamente esse hormônio que eleva os níveis de estresse e ansiedade, provocando alterações de humor. Nesse sentido, não é difícil sofrer com picos de irritabilidade e de sintomas depressivos ao longo do dia, bem como insônia durante a noite.

Como evitar o overtraining?

Bom, diante de todas essas informações, temos certeza de que você deve estar se perguntando como evitar os sintomas do overtraining. Bom, o primeiro passo é identificar como está a sua rotina, analisando o tempo que você dedica aos exercícios e o nível do acompanhamento que você recebe.

Em seguida, reflita sobre os sintomas que você acabou de conhecer e faça uma breve análise sobre o que já aconteceu e está acontecendo com você. Assim, é possível perceber o padrão de comportamento que o seu organismo tem quando está submetido a situações constantes de estresse.

Com todas essas informações reunidas, o próximo passo é conversar com o seu personal ou técnico para adaptar o nível de atividades, controlando a frequência na qual você realiza determinados exercícios. Para finalizar, existem outras atitudes que você pode tomar para evitar o overtraining, como:

  • procurar um acompanhamento profissional de qualidade;
  • investir em uma boa alimentação;
  • ter um sono adequado;
  • realizar alongamentos antes e após as atividades.

Agora que você já sabe o que é overtraining, percebe a importância de desenvolver uma rotina mais saudável? A partir dela é possível alcançar todos os seus objetivos de forma eficiente, sem colocar em risco a sua saúde e qualidade de vida. Além disso, você evita uma série de desconfortos que podem ocasionar consequências graves no seu dia a dia.

E aí, gostou do nosso artigo? Se você quer acessar mais conteúdos como este, assine a nossa newsletter e não perca nenhuma atualização!

overtraining sintomas