Ter um corpo definido é um dos principais objetivos entre os frequentadores da academia. No entanto, para que isso aconteça é fundamental manter uma alimentação adequada, além de uma rotina de treino. Assim, antes de entender quais exercícios são importantes para fortalecer o músculo, é preciso compreender as diferenças entre tonificação e definição muscular.

Embora cause confusão na cabeça de muita gente, definição e tonificação dos músculos são coisas totalmente diferentes. Então, em poucas palavras, tonificar o tecido muscular consiste em tensionar as fibras musculares, que são necessárias para a manutenção dos movimentos e dos músculos.

Já a definição tem como objetivo eliminar a camada de tecido adiposo entre a pele e o músculo, ou seja, reduzir o percentual de gordura.

Neste post, abordaremos as principais diferenças entre tonificação e definição muscular. Confira!

O que é definição muscular?

Ao contrário do que muitos pensam, existe sim uma distinção entre definir e tonificar. A definição muscular se baseia em fazer com que os músculos apareçam, ou seja, por meio da prática de exercício físico, ocorre uma diminuição do percentual de gordura corporal, sendo possível notar o seu contorno.

Independentemente do objetivo do treino, ter uma alimentação balanceada é importante tanto para o processo de hipertrofia quanto para a perda de peso. Logo, o consumo de carboidratos e proteínas são essenciais nesse processo, uma vez que são as principais fontes de combustível para o corpo.

Além disso, para ter um corpo definido é preciso investir em exercícios aumente o seu gasto calórico, como abdominal reto, agachamento, flexão de braço, dentre outros.

O que é tonificação muscular?

A tonificação muscular consiste em deixar os músculos do corpo mais fortes, rígidos e livres da flacidez causada pelo acúmulo de gordura. Sendo assim, além melhorar a resistência muscular, o fortalecimento dos músculos auxilia na manutenção dos ossos.

Para que alcancemos a tonificação dos músculos, é necessário passar por duas etapas. Uma delas é a hipertrofia muscular — que ocasiona um aumento do tamanho das células musculares estriadas esqueléticas — e a perda de gordura.

Muitas pessoas acreditam que a musculação é essencial para aumentar a rigidez nos músculos. No entanto, ignorar o aeróbico não é recomendado para quem busca eliminar gordura e tonificar a musculatura, visto que ambas as modalidades são importantes nesse processo.

O que é necessário para tonificar e definir a musculatura?

Deixar a barriga trincada é o desejo de muitos indivíduos. Entretanto, tonificar e definir são duas etapas que requerem disciplina, alimentação adequada e muita força de vontade da pessoa, uma vez que uma acaba dependendo da outra. Portanto, é você é quem manda na evolução de seu corpo.

Construir uma musculatura forte e resistente, além de melhorar o condicionamento aeróbico, protege os ossos e articulações. Diante disso, os treinos que ajudam na tonificação e definição muscular são definidos de acordo com carga e o número de repetições.

E aí, gostou do nosso post? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter e ter acesso a conteúdos como este diretamente no seu e-mail!