Você decidiu mudar! Deixar o sedentarismo de lado e fazer alguma coisa, seja ir até à academia, praticar algum esporte ou mesmo uma simples caminhada diária. Tomada essa decisão, o primeiro passo é procurar fazer uma avaliação física completa.

É comum que as pessoas se perguntem se a avaliação é realmente obrigatória. Por isso, é preciso ressaltar que se trata de um procedimento essencial antes de começar qualquer tipo de exercício. Isso porque é imprescindível para alcançar maiores resultados em menos tempo e, principalmente, para você não sofrer lesões logo no início da prática de atividades físicas.

Imagine uma forma de subir os degraus mais rápido, com saúde e a ciência do seu lado. Pois é, a avaliação física é capaz de trazer esses benefícios, além de oferecer um melhor direcionamento, segurança, qualidade nos resultados. Afinal, sem ter metas e objetivos claros, não chegamos a lugar algum, não é mesmo?

Bom, essa é uma realidade quando se trata de atividade física com objetivo de conseguir resultados, como uma melhor performance, emagrecimento, melhora do condicionamento físico ou cardiorrespiratório, entre outros. Portanto, a seguir, vamos mostrar o que é, por que é importante e como é realizada uma avaliação física completa. Confira!

O que é avaliado em uma avaliação física completa?

Em linhas gerais, a avaliação física mede as limitações e a potencialidade das pessoas. Apesar de variar um pouco de profissional para profissional (sempre um educador físico), algumas consultas básicas ocorrem durante a avaliação física, sendo elas:

  • anamnese;
  • perimetria (medida das circunferências);
  • composição corporal;
  • análise postural;
  • teste de flexibilidade;
  • testes de forças;
  • teste cardiorrespiratório, entre outros.

Vamos falar um pouco mais sobre eles? A primeira fase da avaliação física geralmente é a chamada anamnese, que consiste em relatar e compreender o seu histórico geral de saúde. Nesse momento, você deve responder questões sobre problemas que já ocorreram em algum momento, se você já se submeteu a qualquer cirurgia ou se atualmente faz algum tratamento médico.

Depois, também é comum que seja questionado sobre seu histórico de prática de exercícios. Nessa etapa, você vai revelar se já praticou atividades físicas com regularidade, explicando sobre qual modalidade a que você se dedicou, em que nível e performance, e há quanto tempo está parado.

Feito isso, a avaliação física parte para uma fase mais prática: chegou a hora dos testes físicos. O teste de resistência cardiorrespiratória, por exemplo, normalmente é realizado em uma esteira ou bicicleta ergométrica. Enquanto você corre ou pedala, será monitorado em tempo real por equipamentos que vão medir sua capacidade respiratória e cardíaca.

Sobre seus mais diversos aspectos, podemos dizer que uma avaliação física completa também abarca os seguintes testes:

  • medições antropométricas (peso, altura, IMC);
  • seu corpo sob a ótica de sua postura;
  • a diferença entre seus membros e a envergadura;
  • as curvaturas da coluna vertebral;
  • o seu tipo de pisada;
  • cicatrizes;
  • seu atual grau de flexibilidade.

Um ponto final muito importante e que deve fazer parte de uma avaliação física completa é a Bioimpedância. Por meio dela, o profissional vai entender melhor como seu corpo se distribui entre massa muscular, massa gorda, massa magra, os órgãos, ossos e água.

Por que uma avaliação física é importante?

A avaliação física é um procedimento essencial no trabalho do profissional de educação física e de suma importância nos seus futuros resultados. Já vimos que, por meio dela, é possível reunir elementos importantes para decidir melhor sobre o método, os tipos de exercícios e demais procedimentos que vão ser implementados na prescrição de atividades a realizar.

O maior diferencial da avaliação física é que ela consegue nos individualizar. Todos nós somos diversos em um ponto de vista biológico e físico, e, por isso, a avaliação física vale a pena, por nos destrinchar como um único ser humano, com suas individualidades e características pessoais.

Como cada um de nós tem um tipo corporal geneticamente estabelecido, nosso corpo se adapta sob a influência da nossa alimentação e outros hábitos diários — que vão desde a forma e a frequência que dormimos, como nos locomovemos, trabalhamos, se passamos por situações de estresse, ou ficamos muitas horas em uma mesma posição sem se movimentar, quanta água bebemos etc.

Colocando todas essas diferenças em dados, em uma abordagem profissional, você começa a entender por que alguns tipos de treinos funcionam para algumas pessoas e para outras não.

Por que alguns podem e devem comer mais carboidratos em todas as refeições e outros não? Por quais motivos as pessoas sentem desconforto ao realizar movimentos comuns e outros já têm extrema facilidade? Qual o tipo de calçado perfeito para a sua pisada e sua modalidade de treino? Essas e muitas outras questões são respondidas com a avaliação física, o que confirma sua importância no resultado.

Como a avaliação física ajuda a preparar melhor os treinos?

Não é nem um pouco indicado você seguir programas prontos para outra pessoa sem o conhecimento de quais exercícios são recomendados ou não para você e muito menos sem considerar seus objetivos e características pessoais.

Conhecer seu corpo, ter uma melhor noção e domínio das suas capacidades físicas, entender suas fraquezas, limites e seus pontos fortes. Tudo isso pesa no momento de preparar um treino ideal, ou seja, aquele que será capaz de melhorar e muito os seus resultados.

Com as informações coletadas durante a avaliação, o educador físico será capaz de preparar uma rotina de atividades que vão suprir perfeitamente a sua condição física e seus objetivos. Além disso, esses dados também serão essenciais para um nutricionista prescrever uma alimentação mais adequada — o que é fundamental para seus treinos.

Por fim, é preciso ressaltar: mesmo aqueles que já praticam alguma atividade e estão acostumados ao processo de treinos e alimentação direcionados devem passar avaliações físicas completas com frequência e contar com um acompanhamento próximo do personal e nutricionista para analisar a sua evolução e fazer os ajustes necessários.

Com esse tipo de retorno, você pode ver também nos números os resultados que alcançou até o momento e traçar novas metas. Percebeu com uma avaliação física completa faz toda diferença?

Agora, imagine ter parte disso que mencionamos neste artigo na palma da sua mão? Quer saber como? Basta clicar aqui e dar o próximo passo em busca de uma avaliação física!