Treinar de maneira intensa para obter bons resultados não significa que você deve aumentar a carga no exercício, uma vez que exercícios intensos só podem ser sustentados por pequenos intervalos de tempo. Em contrapartida, atividades de longa duração exigem uma sobrecarga moderada. Dessa forma, ao realizar uma distribuição correta da intensidade do treino, é fundamental evitar possíveis riscos à saúde.

Na musculação, é comum a maioria das pessoas acharem que, para alcançar a hipertrofia, é necessário o exercício com mais peso e, com isso, ele se torna mais intenso. Entretanto, vários fatores precisam ser avaliados, como a fisiologia do organismo que acaba influenciando diretamente na intensidade. A força desempenhada durante uma série de exercícios é diretamente associada com a carga utilizada.

Continue a leitura deste post e descubra qual é a intensidade ideal de treino e como dosá-la corretamente. Boa leitura!

O que é a intensidade de treino?

A intensidade de treino é ponto importante para promover melhorias e aumentar a resistência, além de prevenir futuras lesões e excesso de treino. Logo, independente do objetivo de cada indivíduo, o ganho e/ou manutenção da força é ponto comum entre eles.

Diante disso, é importante compreender que a intensidade é inversamente proporcional ao peso utilizado no exercício e, portanto, quanto mais intenso for um treino, mais curto ele deve ser.

Para aqueles que desejam aumentar a massa muscular ou melhorar sua condição física, é preciso encontrar um equilíbrio no nível de treinamento, onde a interdependência do volume e intensidade seja respeitada.

Qual a importância de manter o controle no exercício?

A intensidade de treinamento é um fator importante para manter controle e manutenção constante dos resultados no exercício. Certamente quem pratica exercícios físicos já deve saber que é necessário ajustar a intensidade a cada treino, de modo a impedir que o ganho de massa muscular entre no estágio de platô.

Independente do tipo de atividade física, a intensidade pode ser controlada de diferentes maneiras. Na musculação, é possível controlar a intensidade do exercício por meio da quantidade de peso levantado, já na corrida, podemos optar pelo volume de frequência cardíaca como uma das formas de controle.

Quais os riscos de treinar em alta intensidade?

As atividades de alta intensidade oferecem benefícios ao organismo. No entanto, existem alguns riscos ao praticá-las, principalmente se efetuadas de maneira incorreta ou sem acompanhamento de um profissional capacitado.

Esse tipo de treino tem como finalidade a queima do açúcar estocado nos músculos, conhecido como glicogênio. Sendo assim, o gasto energético intenso faz com que o metabolismo continue ativo mesmo depois de ter terminado o exercício, o que nem sempre é um processo indicado para a maioria das pessoas.

Ainda que praticados em sequências mais curtas, exercícios mais intensos exigem mais da musculatura, dos ossos e também do coração. Qualquer atividade física realizada sem orientação possibilita sérios danos à saúde.

Desse modo, é válido ressaltar que ter o controle da intensidade de treino é uma peça fundamental para atingir os resultados almejados sem perder a eficiência nos treinos.

E aí, gostou deste post? Então, aproveite para descobrir também como analisar o seu desempenho nos exercícios físicos e qual sua importância.