Cuidar do corpo é uma tendência que tem crescido cada vez mais. Milhares de pessoas buscam a cada dia maneiras de modelar os seus músculos e se sentirem mais atraentes e seguros sobre sua aparência e saúde.

Contudo, uma das maiores dificuldades é alcançar a forma ideal dos músculos abdominais. Sem saber, a maioria das pessoas que pratica exercícios físicos os trabalham de maneira incorreta.

Pensando nisso, montamos este artigo para explicar como trincar o abdômen da maneira correta. Continue a leitura e entenda!

Principais erros que impedem de trincar o abdômen

Geralmente, os alunos de academias têm uma ficha de exercícios que estipula como se deve trabalhar cada grupamento muscular ao longo da semana. O problema é que, no meio dessa instrução, o abdômen costuma ser prejudicado, já que são dedicados a ele apenas um ou dois exercícios, no máximo 3 vezes por semana.

Outro erro comum é querer obter resultados rápidos, pulando etapas e trabalhando desreguladamente os músculos abdominais. Assim como qualquer outro músculo do corpo humano, o abdômen está sujeito a sofrer lesões se exposto a esforço e estresse extremos.

É preciso entender que não se trata apenas de um único músculo, sendo então necessário que o treinamento seja diversificado. Além disso, é fundamental respeitar o período de descanso.

Os músculos do abdômen

Podemos separar os músculos do abdômen em 4 tipos. O sucesso do treinamento depende de conhecê-los e saber como trabalhá-los individualmente. Conheça, então, cada um deles e como exercitá-los.

Músculo reto do abdômen

Esse é, talvez, o músculo mais chamativo do abdômen — os tão desejados “gominhos”. Ele é responsável pela contração abdominal na hora de curvar o corpo para frente, além de exercer a função de sustentação e compressão dos órgãos internos.

A melhor maneira de condicionar o reto do abdômen é por meio do abdominal supra. Basicamente, você deita com as costas apoiadas no chão, flexiona os joelhos, apoia as mãos na cabeça ou no peitoral e eleva a parte superior do corpo, de modo a curvar a coluna para frente.

Músculo transverso do abdômen

Esse músculo é ativado em quase todos os movimentos que o corpo realiza. Ele é o principal responsável por dar aquele aspecto de cintura fina que muitas pessoas exibem.

Apesar de não poder ser trabalhado com pesos, existem alguns exercícios que servem para exercitar o transverso abdominal, como o stomach vacuum, que consistem em realizar uma inspiração profunda, soltar todo o ar e “puxar a barriga para dentro” o máximo possível.

Contrair o abdômen durante a realização de agachamentos também é uma boa maneira de exercitar o transverso abdominal.

Músculo oblíquo interno

O músculo oblíquo interno é aquele que, junto ao oblíquo externo, fornece definição para a área lateral do abdômen. Ele é o principal responsável por dar o aspecto de definição à região abdominal, já que, quando desenvolvido, chama bastante atenção.

Um bom exercício para esse músculo é o abdominal oblíquo. Você deve deitar no chão com os joelhos flexionados e apoiar as mãos na cabeça. Depois é preciso realizar um movimento de modo a levar o cotovelo direito até o joelho esquerdo e vice-versa.

Músculo oblíquo externo

Ele é o responsável por, junto ao oblíquo interno, flexionar a coluna em movimentos lateralizados. A maneira adequada de trabalhá-lo é a mesma citada no músculo anterior.

A maneira correta de treinar

A musculatura abdominal é bastante complexa e não deve ser trabalhada apenas com exercícios complementares. Se você quer ter um abdômen definido e desenvolvido, é preciso dar uma atenção especial a esse grupamento muscular.

Dependendo do seu tipo de treinamento, talvez seja mais aconselhável separar um dia da semana só para os abdominais. E lembre-se: nada de treinar todos os dias! Isso pode causar lesões na sua musculatura.

Como você pôde notar, a musculatura abdominal não é simples. É preciso ter atenção especial e contar sempre com auxílio profissional na hora de exercitar esse músculo tão complexo.

Se você gostou do nosso post sobre como trincar o abdômen, aproveite nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que postamos! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.

[rock-convert-cta id=”1445″]