Vital para a sobrevivência humana, a respiração varia de acordo com a intensidade e a atividade física praticada. Um erro muito comum entre os praticantes de atividades físicas é não dar atenção à maneira correta de respirar, entretanto, realizar uma respiração correta durante exercício melhora o rendimento e proporciona resultados estéticos e posturais, além de promover uma prática saudável e sem riscos.

A respiração é algo natural e, com isso, o ato involuntário de respirar pelo nariz e expirar pela boca faz com que o ar entre quente e filtrado no pulmão. Porém, durante a prática esportiva, não existe um único padrão para respirar a ação pode variar de acordo com a intensidade do exercício.

Continue a leitura deste post e entenda a importância de respirar corretamente durante o exercício!

Qual a importância de respirar corretamente durante a realização dos exercícios?

A respiração tem como finalidade oxigenar o corpo e levar nutrientes para as células. Durante a prática de atividades físicas, os músculos necessitam de energia, que é fornecida de formas diferentes, seja pelos exercícios aeróbicos, seja pelos exercícios anaeróbicos. Dessa forma, respirar adequadamente favorece o fluxo de oxigênio e a saída de gás carbônico do organismo, promovendo o bem-estar — daí a sua importância.

No exercício físico, quando a respiração não é executada de maneira correta, o corpo costuma mostrar sinais, como dores e desconfortos musculares. Ao expirar, os músculos abdominais se contraem, fornecendo sustentação ao corpo para realizar o movimento.

Quais os benefícios dessa prática?

Ter uma respiração correta durante exercício proporciona diversos benefícios ao corpo, como a redução da tensão dos músculos e da ansiedade. Além disso, potencializa a captação de oxigênio pelo nosso organismo e auxilia na desaceleração do batimento cardíaco, diminuindo a pressão arterial e a fadiga muscular.

Por essa razão, é fundamental sempre inspirar parado e expirar na realização do movimento. Sendo assim, o corpo precisa de um aumento no fluxo de oxigênio, principalmente durante a prática de exercícios mais intensos.

Qual a forma correta de se respirar durante exercício?

A qualidade do exercício é influenciada pela respiração, uma vez que é comum ocorrer a hiperventilação em atividades de alta intensidade para suprir a necessidade de oxigênio. Confira, a seguir, a forma correta de respirar em algumas modalidades:

  • em corridas de longa duração, inale o máximo de ar que conseguir, segure por um segundo e solte-o lentamente, com isso, obtendo mais disposição para prosseguir na atividade;

  • na musculação, a expiração deve ser feita pela boca na hora do esforço, e a inspiração, pelo nariz, no momento do descanso ou no retorno do movimento;

  • na caminhada, inspire profundamente pelo nariz e solte o ar, com a mesma tranquilidade, pela boca. Dessa forma, a respiração vai ajudar o seu corpo a ficar relaxado, proporcionando maior conforto durante o exercício.

Quais as melhores técnicas para se adaptar à forma correta de respiração?

Inspirar e expirar de maneira correta pode fazer muita diferença no seu dia a dia. Assim, o modo como respiramos vai se adequando segundo a necessidade do corpo e, por esse motivo, quanto mais alta a intensidade do treino, maior será a demanda de oxigênio.

No decorrer de uma corrida, uma das técnicas empregadas é utilizar a região abdominal para aproveitar melhor o oxigênio inspirado. Isso possibilita que o seu pulmão se ‘exercite’ e expanda-se, abrindo mais espaço para a entrada de ar.

Assim como o exercício físico é importante para manter a forma, o fortalecimento dos músculos que participam do movimento respiratório, como abdômen, diafragma, intercostais, dentre outros, pode contribuir para uma respiração eficiente.

Por fim, salientamos que não existe um modelo padronizado de respiração para a prática de atividade física, dado que o que determina a forma de respirar é a intensidade e o objetivo do exercício. No entanto, independentemente de qual for a atividade escolhida, o praticante deve realizar uma respiração correta durante exercício.

 

E então, gostou do nosso post? Que tal ter um Personal Trainer para criar seus treinos e uma consultora nutricional para te ajudar a ter uma alimentação mais saudável? Conheça o Personal Virtual!