Não há nada melhor do que tirar uns dias para relaxar e fugir dos compromissos, concorda? Para a maioria das pessoas, esse é o momento para deixar de lado a alimentação regrada e a rotina de treinos. No entanto, quando as folgas acabam, surgem os desafios para voltar à academia e manter o ritmo dos exercícios físicos.

Retomar o treino após um tempo parado pode não ser uma tarefa muito fácil. Dependendo da quantidade de dias sem treinar, seu corpo começa a perder força, flexibilidade e resistência, além dos hábitos saudáveis construídos ao dos anos. Logo, realizar exercícios físicos regularmente é fundamental para manter a disposição em dia.

Neste post, vamos apresentar 5 dicas para auxiliar no retorno à rotina de treinos depois de um tempo parado e como superar os desafios de forma menos dolorosa. Boa leitura!

Quais são os principais desafios para voltar à academia?

Permanecer por um longo período sem treinar faz com que o nosso corpo perca parte da capacidade muscular adquirida nos treinos. Isso porque o organismo percebe que não existe mais o estímulo e acaba desacostumando com a rotina.

Além disso, os principais desafios enfrentados na hora de retornar aos treinos são a atrofia da musculatura e a perda do hábito de praticar atividade física diariamente. Para aqueles que pretendem retornar aos exercícios ou iniciar algum tipo de treino, é importante ter atenção a algumas recomendações.

Como recomeçar a rotina de exercícios?

A seguir, confira algumas dicas para você superar esses desafios e retomar sua rotina de exercícios.

1. Recomece devagar

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que não adianta recuperar o tempo perdido todo de uma vez. Então, recomece devagar. Pegar pesado logo no início pode causar lesões e fadiga.

Sendo assim, para evitar contratempos, o segredo é não ter pressa. Além de ajudar na motivação para o treino, esse cuidado garante que você não ultrapasse os limites adequados à sua segurança.

2. Reduza a carga inicialmente

Retomar a rotina de treino e já partir para os exercícios de alto impacto aumenta os riscos de lesões musculares. Ou seja: decidir pelo mesmo peso que você pegava anteriormente pode sobrecarregar os músculos e as articulações, por exemplo. Uma dica é começar devagar e ir aumentando a intensidade de forma progressiva.

3. Mantenha a frequência

Outro ponto importante para retornar aos treinos de forma menos dolorosa é mantendo a frequência. Na volta, opte por realizar os exercícios com um maior número de repetições e menos carga. Dessa forma, seu corpo consegue se acostumar mais rapidamente e o condicionamento é recuperado sem que haja lesões.

4. Conte com o apoio do orientador

Praticar exercício físico deve ser algo agradável (e não um sofrimento). Se você ficou um tempo sem ir à academia, é essencial contar com o auxílio de um orientador ou personal trainer. Este profissional é habilitado para criar um treino de acordo com suas necessidades no momento.

5. Mantenha-se motivado

Mais difícil do que começar é recomeçar. A falta de afinidade com o treino é uma das principais razões para ficar desmotivado. Então, se você quer vencer o desânimo, busque uma atividade que o motive a retornar, como dança, natação, pilates, yoga ou lutas, entre outras opções.

Introduzir hábitos saudáveis na rotina atribulada pode ser um grande desafio. Caso você faça parte do grupo de indivíduos que perdeu a conta de quantas vezes se matriculou na academia e acabou desistindo logo na primeira semana, é preciso compreender os benefícios de retornar às atividades.

Voltar à academia, além de ajudar a manter a autoestima elevada, contribui com a prevenção de diversas doenças, garantindo mais qualidade de vida e longevidade.

E aí, gostou do nosso post? Então, não deixe de assinar nossa newsletter e ter acesso a conteúdos como este diretamente no seu e-mail!