Produzida pelo nosso próprio organismo, a endorfina atua nas áreas cerebrais responsáveis pela sensação de felicidade, bem-estar e conforto. Sua liberação acontece em resposta a qualquer tipo de estímulo físico ou emocional. Mas, afinal, o que é endorfina? Ela é um neuro-hormônio produzido pela glândula hipófise.

Conhecida como o “hormônio da felicidade”, sua ação analgésica tem como função inibir o estresse e aliviar tensões. Dessa forma, muitas pessoas sentem seu impacto logo após a realização de uma atividade física. No entanto, ele também pode ser produzido em resposta a situações simples do cotidiano.

Continue a leitura deste post e saiba o que é endorfina e como estimular sua liberação. Vamos lá!

O que é endorfina?

A endorfina é um neuro-hormônio produzido pelo próprio organismo, mais precisamente pela glândula hipófise. Ela é liberada na corrente sanguínea por meio da medula espinhal e no cérebro pela glândula pituitária durante períodos de exercício extenuante e sensações prazerosas, como orgasmo ou ingestão de seu alimento preferido.

A endorfina é uma substância bastante utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. Logo, uma das suas principais funções no corpo é mascarar os efeitos da dor.

Qual é a importância da endorfina para a saúde?

A endorfina desempenha inúmeras funções no nosso organismo. Dentre suas principais funcionalidades, podemos citar a parceria com a serotonina e o triptofano, formando a tríplice da felicidade. Desse modo, esses três hormônios atuam diretamente na diminuição da ansiedade e promovendo a sensação de relaxamento.

Entretanto, a redução dos níveis de endorfina pode ocasionar vários sintomas, como irritabilidade, dores no corpo, alterações de humor, dentre outros. Além disso, contribui para o desenvolvimento de doenças como a depressão.

Quais são os principais benefícios da endorfina para a saúde?

Além do seu efeito analgésico, a endorfina proporciona outros benefícios para o corpo, como o controle da pressão sanguínea, auxílio no melhor funcionamento do sistema imunológico, além da prevenção da dor, depressão e ansiedade, melhorando a memória, disposição e resistência física e mental.

Proporciona o relaxamento do organismo

Quando o indivíduo é fisicamente ativo, o cérebro libera endorfina de maneira contínua. Isso acontece porque, ao praticar exercícios físicos, os níveis de hormônio do estresse são reduzidos, e, ao mesmo tempo, a produção desse neuro-hormônio é estimulada, promovendo sensações de tranquilidade e relaxamento.

Promove o alívio das dores

A endorfina desempenha um papel importante no sistema nervoso, pois ela ajuda a aliviar as dores e a induzir sentimentos de prazer e euforia. No entanto, quando é gerado um estímulo, produz-se um impulso para aumentar a liberação de neurotransmissores na região de atuação na percepção da dor e, com isso, gera-se sua ação analgésica.

Aumenta a resistência física e mental

Para quem sofre algum tipo de estresse crônico, a prática de atividade física pode proporcionar o aumento da resistência física e mental, visto que endorfina liberada é uma ótima forma de aliviar as tensões distribuídas por todo o corpo. Além disso, desfrutar com moderação de alimentos que trazem prazer e são agradáveis ao paladar pode influenciar positivamente o nível de felicidade.

Reduz o colesterol

Estar em movimento gera alguns efeitos fisiológicos e metabólicos ao organismo, contribuindo para a regulação dos níveis de algumas substâncias, como a endorfina. Sua produção e liberação englobam diversos benefícios à saúde, pois, quando um indivíduo deixa de ser sedentário, ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, promovendo a redução dos níveis de colesterol no sangue.

Para quem busca essa sensação de bem-estar e conforto, uma ótima opção é a prática de exercícios físicos, que ocasiona sua liberação em maior proporção, interferindo de forma positiva no combate à depressão e ansiedade.

Então, agora que você já sabe o que é endorfina, é importante ressaltar que não existe um tempo ou um exercício predeterminado para que ela comece a ser liberada. Por isso, pratique atividades de que você goste e com as quais se sinta bem-realizado.

Agora que você aprendeu sobre os benefícios da endorfina para a saúde, o que acha de compartilhar este artigo em suas redes sociais e ajudar os seus amigos?