Quando se fala em vida saudável, musculação e outras atividades do gênero, os resultados de academia são foco de muitas polêmicas. Afinal de contas, monitorar o desempenho do esforço realizado nem sempre é tarefa fácil, pois vários fatores interferem no processo.

Às vezes, por exemplo, o que parece ganho de peso não significa mais gordura no corpo, mas sim massa magra. O inverso também acontece, pois a perda de alguns quilos nem sempre quer dizer que o excesso de gordura foi embora — pode ter sido apenas massa magra.

Caso você se interesse pelo assunto, chegou ao post certo. Ao longo do conteúdo abordamos as melhores maneiras de medir os resultados de academia adequadamente, aumentando a assertividade. Confira!

Circunferência abdominal

Hoje em dia, gordura acumulada na região da cintura é um dos problemas que mais incomodam as pessoas. E não se trata apenas do ponto de vista estético, pois medir a circunferência dessa zona do corpo pode indicar até mesmo doenças muito sérias para a saúde.

Para fazer o teste, basta manter a barriga relaxada e, em seguida, passar uma fita métrica em volta do abdômen, de preferência próxima à altura do umbigo. É importante verificar o alinhamento da fita antes de observar o resultado.

Em geral, a medida da circunferência abdominal considerada saudável é de, no máximo, 88 cm para mulheres e 102 cm para homens. Bons hábitos de treino na academia elevam as chances de reduzir os números, o que aponta que você está trilhando o caminho correto.

Avaliação física

Não existe fórmula mágica, até porque cada indivíduo apresenta particularidades. Portanto, a avaliação física feita por um profissional é capaz de otimizar todo o processo de treino e alimentação.

A partir do desenvolvimento de um programa de atividades correto, seguindo as peculiaridades pessoais, é possível eliminar fatores de risco de doenças cardiovasculares, por exemplo — sedentarismo e tabagismo entram nessa lista.

Quanto maior a quantidade de dados relevantes sobre a pessoa, maior a eficiência do trabalho elaborado. Entre as utilidades da avaliação física figuram:

  • auxílio na escolha de exercícios;
  • avaliação do condicionamento físico antes e durante as atividades;
  • acompanhamento da evolução;
  • detecção de deficiências e posteriores orientações.

Percentual de gordura

Conforme ressaltamos no começo do texto, o peso corporal por si só não representa uma informação tão relevante. A mensuração do percentual de gordura, nesse caso, consiste em uma estratégia primordial a respeito dos resultados de academia.

A intenção é dividir o organismo em duas categorias distintas: a massa magra, ou seja, músculos, ossos, sangue e vísceras, e a massa gorda, gordura. Eliminar dois quilos de gordura e ganhar os mesmos dois de massa magra, por exemplo, não muda nada na balança, mas a composição corporal como um todo ganha muitos benefícios.

Usando um aparelho chamado adipômetro, semelhante a um alicate, é possível delimitar a gordura sob a pele em milímetros, através das dobras cutâneas. Vários protocolos desenvolvidos especialmente para isso esclarecem as diretrizes das dobras a serem analisadas para chegar ao valor correto do percentual de gordura.

Seja para emagrecer, ganhar massa muscular ou apenas manter a saúde em dia sem maiores preocupações, os resultados de academia devem ser acompanhados com frequência. Afinal de contas, só assim você é capaz de avaliar se o investimento de tempo e dinheiro está valendo a pena. Considere as dicas do post!

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e siga o Personal Virtual nas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!