Praticar esportes e manter uma dieta equilibrada são cuidados indispensáveis para uma vida saudável. Logo, engana-se quem acredita que restringir certos tipos de alimentos promove benefícios à saúde. Além da mudança nos hábitos alimentares, é fundamental ingerir todos os grupos de alimentos.

Um cardápio diversificado fornece todas as substâncias nutritivas de que o organismo necessita para sua manutenção. Dessa forma, itens com baixo valor nutricional, como processados e ultraprocessados, ocasionam sérios riscos à saúde, uma vez que cada nutriente tem funções vitais no nosso corpo  como a proteína na recuperação muscular após o exercício físico.

Mas, afinal, você sabe quais são os principais tipos e grupos de alimentos? Neste artigo, abordaremos a importância de praticar atividades físicas em conjunto com uma boa alimentação. Confira!

O que é necessário para ter uma vida saudável?

Comer alimentos naturais, dormir na hora certa, movimentar o corpo, reunir-se com os amigos — introduzir novos hábitos na nossa rotina nem sempre é uma tarefa fácil! Então, o que fazer para ter mais qualidade de vida? Como começar um dia a dia saudável?

Para ter uma vida saudável, não basta estar livre de enfermidades: é preciso desempenhar atividades que garantam seu bem-estar físico e mental. Portanto, além de praticar algum exercício físico regularmente, a escolha dos alimentos que compõem seu prato e a qualidade do descanso são pontos fundamentais para que isso aconteça.

Seja com o objetivo de perda de peso, seja para obter uma hipertrofia muscular, o exercício físico é uma ótima opção para quem busca um estilo de vida mais saudável. Porém, é importante ficar atento, pois as necessidades calóricas dos praticantes de modalidades esportivas variam de acordo com as características fisiológicas de cada um.

A inclusão de alimentos com alto valor nutricional na sua rotina diária é importante para alcançar o equilíbrio na balança energética. Assim, é possível garantir ao organismo a reposição dos nutrientes utilizados na execução do exercício ou em repouso.

Por que a alimentação equilibrada é importante?

A ingestão adequada de nutrientes é um dos principais pilares para manter um corpo bem nutrido. Porém, como já mencionado, as necessidades nutricionais são diferentes para cada indivíduo e, por isso, é preciso conhecer os alimentos e seus respectivos grupos para adequá-los à sua alimentação.

Segundo o conceito de pirâmide alimentar, um cardápio saudável e equilibrado deve dispor de todos os grupos de alimentos. Ou seja: quanto maior for a variedade de cores e texturas no seu prato, maior será a presença de nutrientes.

Apesar de ter passado por algumas modificações, a pirâmide é organizada de acordo com a importância ou relevância dos alimentos para a saúde das pessoas. O objetivo é promover uma reeducação alimentar.

Na prática esportiva, o nosso corpo necessita de uma grande quantidade de energia, o que torna a ingestão alimentar de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais antes, durante e após o treino indispensável. Com isso, usufruir de uma alimentação adequada e individualizada propicia uma melhora do desempenho em qualquer modalidade.

Quais são os principais grupos de alimentos que compõem a pirâmide alimentar?

De modo geral, a pirâmide alimentar serve como base para a adoção de hábitos saudáveis. Confira a seguir os principais grupos de alimentos que a compõem.

1. Proteínas

Encontrada com maior frequência em itens como leite, queijos, iogurte, carnes, ovos, feijão e leguminosas, as proteínas pertencem ao grupo dos alimentos construtores. Elas participam da formação dos músculos e da maior parte das células estruturais do corpo. De acordo com a pirâmide alimentar brasileira, a quantidade ideal de proteína é de três porções de leite ou derivados e uma porção dos demais alimentos.

2. Carboidratos

Os carboidratos, simples ou complexos, compõem a base da pirâmide e fazem parte do grupo dos energéticos, pois proporcionam maior energia. Entre os alimentos que constituem esse grupo, estão:

  • pão;
  • arroz;
  • aveia;
  • massa;
  • batata;
  • beterraba;
  • banana;
  • mandioca;
  • açúcar.

Ainda que os carboidratos simples ocupem um lugar de destaque, consumi-los em quantidades elevadas pode não ser muito saudável para indivíduos sedentários. Já no caso de atletas, ingeri-los é uma boa estratégia para fornecer energia rapidamente no início do exercício, visto que promovem uma imediata absorção de glicose pelo organismo. Recomenda-se a ingestão de seis porções diárias.

3. Gorduras

Localizado no topo da pirâmide alimentar, o grupo energético extra é composto por alimentos muitos calóricos e, portanto, deve ser consumido com moderação. Entre eles, estão os óleos, as gorduras, os doces e os açúcares.

Ao contrário do que muitos pensam, as gorduras desempenham um papel importante no esporte. Depois dos carboidratos, os lipídios são a principal fonte de energia durante o exercício. Elas também são responsáveis por nossa reserva de energia e pelo transporte de diversos tipos de vitaminas, além de estarem presentes nos hormônios.

4. Vitaminas e minerais

Componentes do grupo dos reguladores, as vitaminas e os minerais são substâncias essenciais para o desempenho das funções do organismo, sendo obtidos em frutas, legumes e verduras. O consumo recomendado é de três porções diárias, uma vez que não são produzidos pelo organismo.

Além de atuarem na regulação de enzimas e hormônios, essas substâncias participam da manutenção do ritmo cardíaco, da contração muscular, da atividade cerebral e do equilíbrio fisiológico.

A rotina alimentar saudável disponibiliza uma grande variedade de nutrientes ao organismo. No entanto, com os afazeres do dia a dia ou o alto gasto energético dos treinos, muitos indivíduos não conseguem reter a qualidade adequada de nutrientes — e, com isso, acabam optando pela suplementação.

Os suplementos alimentares são ótimas opções para suprir uma deficiência nutricional, mas é necessário o acompanhamento de um profissional capacitado para balancear esse consumo. Quando ingeridos em excesso, tais itens podem causar problemas no fígado e sobrecarga da função renal, por exemplo.

Com moderação e sem exageros, todos os tipos de alimentos podem ser consumidos. Os grupos de alimentos fornecem nutrientes essenciais para a manutenção das funções básicas do nosso corpo, portanto uma alimentação saudável deve ser baseada em boas escolhas.

Gostou deste artigo? Agora que você já está por dentro dos tipos de alimentos que compõem a pirâmide alimentar, compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais e ajude a levar informação para seus amigos!