Mediante a tantas informações, é comum muitas pessoas questionarem a importância da suplementação nas atividades físicas, visto que, ao mesmo tempo em que ela ajuda a potencializar os efeitos do treino, também pode causar sérios riscos à saúde, quando utilizada de maneira incorreta. Além da alimentação, o consumo de suplementos alimentares passou a ser um recurso muito usado pelos atletas.

Manter uma alimentação que garanta o aporte adequado de nutrientes tem se tornado um desafio para a maioria das pessoas. Logo, a dificuldade de se nutrir adequadamente e o uso em excesso de alimentos industrializados são fatores determinantes para a introdução dos suplementos na rotina alimentar diária.

Continue a leitura deste post e descubra qual a importância da suplementação nas atividades físicas e quando utilizá-la. Confira!

O que são os suplementos?

Os suplementos são preparações compostas por vitaminas, minerais, proteínas e aminoácidos com o objetivo de fornecer quantidades adequadas de nutrientes e, com isso, proporcionar um bom desempenho das funções do organismo.

Logo, são frequentemente consumidos por indivíduos que têm alguma carência nutricional ou por praticantes de atividades físicas que precisam repor as perdas nutricionais durante o exercício.

Os suplementos alimentares, quando associados a uma vida ativa, proporcionam diversos benefícios, pois promovem uma rápida absorção de nutrientes, estabelecendo um balanceamento nutricional, além da facilidade de preparo, transporte e consumo.

Proteicos

Bastante utilizados para o aumento da síntese proteica nos músculos, para a redução da gordura corporal e para o aumento da captação de aminoácidos, os preparados proteicos são uns dos principais suplementos alimentares consumidos, especialmente os do soro do leite.

Entretanto, é importante estar atento à concentração de proteína, visto que, quando ingeridos de forma errada, podem acarretar problemas nas funções dos rins e do coração.

Energéticos

Os suplementos energéticos, como o próprio nome já diz, promovem o ganho de energia ao organismo por meio de uma composição equilibrada de carboidratos, responsáveis por elevar os níveis de glicogênio no seu sangue.

Presente na maioria das preparações energéticas, a maltodextrina é feita com vários açúcares, que são fundamentais para o rendimento saudável do seu corpo durante a atividade física, mas deve ser consumida com moderação, pois pode haver sobrecarga de alguns órgãos devido ao consumo excessivo.

Aminoácidos

Outros suplementos bastante comuns são aqueles à base de aminoácidos. Eles são utilizados com a finalidade de aumentar a energia dos músculos e, consequentemente, a massa muscular. No entanto, esse tipo de suplementação é mais indicado para indivíduos que praticam treinos de alta intensidade.

Quando eles são necessários?

Usar ou não suplementos alimentares é uma dúvida frequente entre os praticantes de esportes. Em algumas situações, eles podem ser associados a uma alimentação equilibrada que garante o aporte calórico, além de melhorarem a absorção de determinado nutriente.

Contudo, se a suplementação for feita de forma indiscriminada, a ingestão diária de nutrientes ultrapassa os níveis necessários para o funcionamento correto do organismo, podendo gerar prejuízos a alguns órgãos, como fígado e rim.

Devido ao constante desenvolvimento da indústria alimentar, a suplementação nas atividades físicas tem se tornando cada vez mais frequente. Logo, ela é indicada quando a ingestão de alimentos não consegue suprir as necessidades, o que vai depender da frequência dos treinos e da atividade em questão.

Diante disso, é importante contar com o auxílio de profissionais capacitados para determinar o tipo de suplemento e, assim, evitar os efeitos colaterais do excesso de substâncias no corpo.

Agora que você sabe a importância da suplementação nas atividades físicas, o que acha de compartilhar este artigo em suas redes sociais e ajudar os seus amigos?