Presente tanto no organismo humano quanto em alimentos de origem animal, podemos afirmar que os benefícios da creatina vão muito além de fortalecer os músculos ou aumentar a força.

Por fornecer energia para as células e combater a fadiga, ela é altamente recomendada para quem faz exercícios de curta duração e alta intensidade. Isso porque esse nutriente ajuda a aumentar a disposição de maneira mais rápida, garantindo ao atleta reposição energética o suficiente para que ocorra a contração muscular.

Dado o contexto, preparamos este conteúdo com uma série de benefícios da creatina que você precisa conhecer. Acompanhe a leitura do artigo para conferir todas as informações sobre o assunto!

O que é creatina?

Como já foi dito na introdução, é um nutriente — de origem animal — que é sintetizado pelo pâncreas, fígado e rins de maneira endógena por meio de aminoácidos como metionina, arginina e glicina. A creatina pode ser consumida em uma dieta rica em carnes e peixes ou por suplementação.

O nutriente se encontra no organismo humano de forma fosforilada ou livre e oferece uma vasta gama de vantagens para a saúde do corpo. De maneira simplificada, trata-se de um “reservatório” de energia que contribui com a contração muscular, já que a maior parte da creatina fica armazenada no músculo esquelético.

Quais são os benefícios da creatina?

Agora que você já tem uma noção mais precisa sobre o que é esse nutriente, mostraremos os principais benefícios da creatina.

Melhora no desempenho dos treinos

Quando ingerida na forma de suplemento, a creatina se torna mais biodisponível para o organismo, o que facilita o processo para que o atleta atinja a fadiga rapidamente. O nutriente também colabora com a retenção de glicogênio, que ajuda a combater o cansaço. Portanto, podemos afirmar que a creatina está relacionada ao prolongamento da duração dos exercícios e atividades físicas.

Atua a favor da hipertrofia

Um dos grandes benefícios da creatina para atletas é que, quando consumida em forma de suplementação, influencia diretamente no aumento da força, já que eleva a quantidade do nutriente no músculo esquelético.

Além disso — entre os intervalos dos exercícios — ela ajuda na reposição de ATP. Esse fator, somado à síntese proteica muscular, é muito importante para a hipertrofia e, por consequência, o aumento da força.

Ajuda no ganho de massa magra

Quando o assunto é manutenção e ganho de massa muscular, uma das vantagens de suplementar creatina está ligada ao fato de que a prática de exercícios físicos regularmente estimula o aumento da massa livre de gordura e da massa corporal total.

Auxilia na recuperação muscular

Um dos benefícios da creatina é que a sua presença no organismo contribui com o aumento das fibras musculares. Isso ocorre por meio da proliferação de células satélites, que, por sua vez, auxiliam na recuperação muscular.

O que acontece é que os músculos sofrem microlesões após a realização de atividades físicas intensas. Porém, graças à capacidade de adaptação das fibras às demandas exigidas, elas se adequam às atividades e acabam se fortalecendo durante o período de recuperação — o que colabora, inclusive, com o aumento da massa muscular.

Por que contar com os serviços de consultoria de um profissional de nutrição esportiva?

Para usufruir dos benefícios da creatina é preciso ter uma dieta equilibrada em todos os nutrientes. Dessa forma, um profissional de nutrição esportiva pode fornecer todo o auxílio necessário para que você alcance seus objetivos de hipertrofia.

Afinal, é importante ter um consumo proteico adequado, já que, para obter recuperação muscular, o organismo precisa de todos os aminoácidos essenciais. E esse consultor ajudará a garantir um processo bem-sucedido e seguro.

Como você pôde conferir neste conteúdo, os benefícios da creatina contribuem com a manutenção do organismo e são mais expressivos em pessoas que praticam atividades físicas regularmente. Por isso, é muito importante contar com uma consultoria especializada para garantir os melhores resultados e mais qualidade de vida.

As informações abordadas neste post foram úteis para você? Então siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube e no LinkedIn para acompanhar todos os conteúdos que postamos semanalmente!