Quando falamos em treinos e esportes, sempre surge uma grande dúvida: vale mais a pena praticar em casa ou investir em exercícios físicos na academia? Para responder a essa pergunta, é necessário analisar o seu estilo de vida e verificar uma série de comportamentos que determinam qual é a melhor modalidade para você.

No entanto, não podemos negar que dar início e manter uma rotina de exercícios pode ser um desafio, já que envolve disposição para chegar no seu objetivo. Justamente por isso, muitos educadores físicos recomendam iniciar com o treino na academia, já que é um ambiente motivador.

Se você ainda não sabe por que o treino na academia é mais indicado para quem está querendo iniciar uma rotina de atividade física, continue lendo nosso artigo! Separamos as principais informações para você alcançar seus objetivos com eficiência e qualidade.

A academia é realmente a melhor opção?

Como comentamos, a academia é um dos melhores ambientes para quem quer dar início à prática de atividade física. Isso porque é um espaço que tem uma estrutura apropriada, profissionais qualificados e traz certa motivação para quem está presente.

Nesse sentido, no caso de quem não tem muita determinação para praticar algo por conta própria, realizar as atividades na academia traz um incentivo a mais: o financeiro. Por estar pagando por um serviço, é comum sentir a necessidade de usufruir ao máximo para que o dinheiro não seja gasto em vão.

Assim, de uma necessidade surge uma motivação que estava latente em conjunto com a vontade de treinar para alcançar seus objetivos. Com o passar do tempo, essa motivação se mantém por meio das amizades que você cultiva, da estrutura e do profissionalismo da academia. A seguir, separamos as principais vantagens de realizar exercícios físicos na academia. Confira:

Foco no treino

O ambiente da academia estimula muito o foco e a concentração no movimento que está sendo realizado. Isso acontece porque, além de ser um local com pouquíssimas distrações, é um espaço que está repleto de pessoas que também buscam o mesmo objetivo que o seu: melhorar a qualidade de vida.

Ao ver outras pessoas praticando e estar livre de distrações — que você teria em casa, por exemplo —, é possível aprimorar o seu foco, desenvolvendo mais consciência corporal e realizando um movimento de melhor qualidade.

Variedade de exercícios

Muitas pessoas acreditam que a academia apresenta somente a opção de musculação, mas isso não é verdade. Existe uma variedade de exercícios e atividades que podem ser praticados e transformar a sua rotina de treino.

Alguns exemplos são ginástica funcional, power jump, treinos localizados, HIIT, bike e tantos outros que se ajustam a sua rotina. Isso traz dinamismo para o treino, criando novas possibilidades para queima de gordura, emagrecimento e tonificação muscular.

Mudança na rotina

Quando a nossa rotina é corrida, muitas vezes queremos um lugar para se livrar do estresse que não seja em casa, não é mesmo? Ao malhar na academia, você muda o seu ambiente cotidiano, alterando a sua rotina e criando novas possibilidades de lidar com o cansaço físico e mental.

Dessa maneira, a academia proporciona um tempo para relaxar, mesmo que os exercícios sejam pesados, deixando de lado os compromissos, problemas e desafios que o dia a dia gera. Lembre-se também de que a troca de ambiente físico permite uma mudança no nosso comportamento, fazendo com que a gente se sinta mais confortável e feliz durante o resto da semana.

Existe alguma forma de potencializar os resultados?

Não podemos negar que quem busca alguma atividade física tem um objetivo em mente: melhorar a saúde, aprimorar o condicionamento físico ou alcançar um padrão estético. Todas essas metas se encaixam nos treinos de academia.

Porém, existe alguma maneira de aprimorar a prática e alcançar uma qualidade de vida melhor? Além da realização correta dos exercícios e do acompanhamento nutricional, é possível lançar mão de aplicativos que orientam a rotina, personalizando seu treino e garantindo resultados cada vez melhores.

Esses recursos virtuais criam treinos voltados para o seu real objetivo, montam estratégias nutricionais eficientes e coerentes com o seu estilo de vida e permitem a prática de atividade de forma orientada, garantindo muito mais eficiência. A seguir, você pode conferir os principais benefícios de investir em um aplicativo para treino na academia:

Garante um bom treino

O avanço da tecnologia permitiu grandes melhoras na área da educação física, garantindo mais eficiência para quem quer treinar com qualidade. Ao investir em um aplicativo de academia, você consegue controlar a sua performance, perdendo peso e mantendo uma alimentação saudável com facilidade.

Isso acontece porque os aplicativos apresentam dados estatísticos para você analisar o seu rendimento durante o treino, encontrando formas de aprimorar as atividades. Também contam com uma interface intuitiva, que facilita o acesso durante uma série para tirar dúvidas e realizar o exercício da forma certa.

Assim, você não fica preso aos instrutores da academia, otimizando o seu tempo e investindo em um treino capaz de alcançar os seus resultados sem perder a saúde de vista.

Orienta a prática dos exercícios físicos na academia

Não é incomum encontrar pessoas que ficam desmotivadas pela falta de orientação nas academias. Afinal, em alguns casos existem poucos instrutores para acompanhar a prática dos alunos, podendo causar sérios problemas em quem não tem plena consciência corporal.

Quando você utiliza um aplicativo para academia, consegue encontrar diretrizes certeiras e acessá-las a qualquer momento, tirando dúvidas de forma instantânea, garantindo a realização do exercício da maneira correta e evitando lesões e dores pós-treino.

Personaliza sua atividade

Uma das principais vantagens dos aplicativos para treino na academia é a personalização das atividades. No início deste artigo, comentamos que todos que praticam algum exercício têm um objetivo por trás, você se lembra? É justamente isso que os instrutores virtuais mantêm em mente, criando um plano coerente com a sua meta.

Dessa maneira, a escolha dos exercícios, o número de repetições e a ordem em que eles aparecem é pensada para alcançar o seu objetivo, além de ser adequada ao seu cotidiano. Isso faz com que os seus resultados apareçam mais rápido e a sua qualidade de vida aumente.

Otimiza seus resultados

Por fim, uma das principais vantagens dos aplicativos é a otimização dos resultados. Mas, afinal, como isso acontece? Quando há um incentivo a mais para praticar atividade física, você cria uma regularidade nos treinos, o que potencializa os efeitos.

Em outras palavras, ao usar um aplicativo para academia, você recebe lembretes de treinos, notificações nutricionais, dicas e incentivos para continuar praticando. Assim, a atividade física é inserida em sua rotina de forma natural e regular.

Você percebe como o treino na academia é a melhor opção para quem quer criar uma rotina de atividade? Quando alinhados a um aplicativo, os exercícios físicos na academia se tornam uma prática natural, gerando motivação para alcançar os objetivos.

Agora que você já sabe por que treinar na academia vale a pena e como um aplicativo é fundamental para sua prática física, que tal entrar em contato conosco e conhecer o nosso aplicativo? Com ele, você garante treinos e dietas personalizadas que ajudarão a chegar onde deseja.