Para emagrecer de forma saudável e conquistar o corpo perfeito é importante desenvolver um bom plano de musculação e reeducação alimentar. Dentro desse planejamento, existem diversas variáveis que interferem em seu resultado, podendo auxiliá-lo a atingir o seu objetivo com mais facilidade ou dificultar esse processo. Uma delas é a cadência de movimento.

Muito utilizada na academia e práticas esportivas, a cadência na musculação refere-se à velocidade em que você deverá realizar determinado movimento, garantindo o aumento de massa magra e a redução de gordura.

Pensando em ajudá-lo a conquistar excelentes resultados, nós desenvolvemos este artigo com as principais dúvidas sobre cadência de movimento. Confira!

O que é cadência de movimento?

A cadência na musculação é o tempo que você gasta para realizar determinado exercício, ou seja, o ritmo do movimento. Ao realizar qualquer atividade na academia, nós precisamos aplicar certa velocidade, certo? É essa velocidade que contribui para o fortalecimento dos músculos.

Isso quer dizer que se você não está prestando atenção no seu ritmo, fazendo os exercícios sem um padrão claro, é possível que os resultados que você deseja alcançar não apareçam, já que a cadência não está sendo utilizada da maneira correta.

Qual a sua importância?

Vamos imaginar juntos: quando você realiza um exercício ou observa a sua planilha na academia, uma das primeiras coisas que você pensa é a frequência em que deve fazer os movimentos, isto é, a quantidade de séries e o número de repetições.

Esse valor, somado à cadência, interfere diretamente na qualidade do seu treinamento e, por consequência, dos seus resultados. Dessa forma, a velocidade e quantidade necessárias para fazer um exercício implica na eficiência do seu corpo para chegar à hipertrofia.

Além disso, é por meio dela que você consegue evitar lesões e desenvolver mais consciência corporal. Afinal, analisando o tempo necessário para executar movimentos excêntricos (maior velocidade e pressão muscular) e concêntricos (menor velocidade e pressão muscular), você consegue controlar sua atividade, força e desenvoltura física.

Como utilizá-la para chegar na hipertrofia?

No início deste artigo, comentamos que a cadência na musculação facilita a hipertrofia. Isso acontece porque ela permite um alto grau de controle das velocidades de cada fase — excêntrica e concêntrica —, auxiliando na explosão muscular e na formação de micro lesões, que potencializam o seu crescimento.

Para garantir que esse resultado seja satisfatório, nós separamos três ações para você aplicar nos seus treinos e garantir um bom aproveitamento das atividades.

  • alternar entre fase excêntrica e concêntrica durante a musculação;
  • variar os tipos de cadência, já que as repetições lentas potencializam a coordenação motora e consciência corporal, enquanto as repetições rápidas favorecem a força explosiva dos músculos;
  • mudar de velocidade durante a série, alterando a cadência quando chegar nas últimas repetições ou quando o músculo começar a falhar.

Quais são os cuidados necessários para encontrar a cadência de movimento?

Por se tratar de aplicação de força e alteração de velocidade, é necessário tomar diversos cuidados para realizar corretamente a cadência de movimento, de modo a evitar lesões e aprimorar seu treinamento.

A principal delas é ter um bom acompanhamento profissional para ter certeza de que os números de repetições, a quantidade de séries e a alternância entre velocidades está sendo orientada da forma correta.

Ainda, preste bastante atenção no seu corpo durante a realização de cada exercício, percebendo as compensações musculares, as dificuldades presentes e as contrações nos exercícios de força.

A cadência de movimento é um conceito que deve guiar sua prática física. Saber qual é a hora de aumentar a intensidade e diminuir a velocidade — e vice-versa —, implica diretamente na qualidade dos seus resultados. Por isso, não deixe de investir em um bom profissional que saiba passar todas as orientações para você.

E então, gostou do nosso artigo? Aproveite e confira algumas dicas de como fazer o alongamento depois da sua atividade física para ter resultados ainda melhores!

Que tal ter um Personal Trainer para criar seus treinos e te orientar corretamente e uma consultora nutricional a qualquer momento no seu celular? Conheça o Personal Virtual!