Seja para melhorar a qualidade de vida, perder alguns quilos ou ter corpo mais definido, praticar atividade física regularmente proporciona diversos benefícios físicos e mentais. No entanto, manter-se motivado para ir à academia todos os dias não é nada simples! Em um mercado competitivo, a elaboração de estratégias motivacionais e que atendam aos objetivos e necessidades do cliente é fundamental para obter sucesso.

Para conquistar aquele corpo dos sonhos é preciso ter disciplina e muita força de vontade. Uma estratégia para ajudar você a chegar lá e não desistir no meio do caminho é contar com auxílio de um educador físico, pois além de auxiliar na execução correta dos exercícios, ele também dá uma ajuda extra na motivação. Mas, afinal, como escolher o personal trainer ideal?

Nos últimos anos, o interesse pela prática de atividade física e por produtos saudáveis vêm crescendo de forma significativa. Logo, a procura por profissionais capacitados tem aumentado cada vez mais, visto que muitos praticantes de atividades físicas nem sempre conseguem atingir seus objetivos sozinhos.

Continue a leitura deste post e descubra o que deve ser avaliado na hora de escolher um personal trainer. Vamos lá!

Como escolher o personal trainer ideal?

A cada ano surgem novos educadores físicos no mercado e, somados ao que já está há mais tempo, fica quase impossível escolher o personal trainer que melhor se enquadra ao nosso estilo e que transmita confiança. Embora exista uma variedade de certificações e capacitações, de forma a diferenciar este indivíduo dos demais outros fatores também devem ser analisados na hora de escolher um profissional.

Treinar sozinho pode ocasionar inúmeros riscos à saúde. Em muitos casos, a contratação desse prestador de serviço é fundamental na prevenção de lesões decorrentes da prática esportiva, como um problema no joelho, por exemplo. O educador físico tem como função orientar e ajudar na execução correta dos exercícios, além de ser agente motivador na busca de mais vitalidade, força e resistência.

Outro fator relevante no momento de escolher o seu personal é analisar sua metodologia de treino. Independentemente de seus objetivos, é essencial saber quais os exercícios que mais se enquadram ao seu perfil, de modo a alcançar mais rapidamente os resultados desejados.

Quais características devem ser avaliadas para tomada de decisão?

Quando se trata da nossa saúde, contratar um personal trainer pode ser um bom investimento, uma vez que ele dispõe de experiência e conhecimento para elaborar um treino específico para o seu biótipo.

Portanto, seja qual for o resultado almejado, seja ganhar músculos, emagrecer, praticar danças ou todas elas juntas, um instrutor pode te auxiliar da melhor forma com um acompanhamento preciso.

Confira, a seguir, algumas características que devem ser avaliadas antes de contratar um personal trainer.

Formação

Antes de qualquer coisa, é importante definirmos qual o nível de formação do educador físico. Para exercer a profissão de personal é necessário ser formado em Educação Física e ter o registro regularizado no Conselho Regional do estado em que o serviço vai ser prestado.

Entretanto, ao optar por um personal, o ideal é que seja habilitado e qualificado, por meio da graduação, especialização e cursos de capacitação. Assim, ele pode atender desde portadores de deficiências até atletas de ponta em diferentes modalidades esportivas. Todo o conhecimento adquirido consiste em fazer com que seu cliente alcance seus objetivos com saúde e de forma definitiva.

Além disso, é importante salientar que profissionais mais qualificados tendem a cobrar um valor mais alto por hora/aula. Tenha bom senso: se você não dispuser de um alto montante mensal para investir, busque aquele que tenha menos experiência, de modo que você consiga pagar sem prejudicar suas finanças.

Disponibilidade para atendimento

Outra característica que deve ser avaliada é a disponibilidade para o atendimento. Um dos grandes benefícios da contratação de um instrutor particular é a disponibilidade de acompanhar o seu progresso e a execução dos exercícios de perto. Todavia, escolher o parceiro ideal e que ainda tenha horários livres na agenda acaba sendo um desafio para muitas pessoas.

Em contrapartida, devido à dificuldade de se adequar aos horários de atendimento, utilizar sites ou aplicativos que ofereça o personal trainer online é uma ótima estratégia. Se você pesquisar pela internet, ele não precisa ser da mesma cidade ou do mesmo bairro para acompanhar você: bastar ter um computador ou smartphone disponível.

Método utilizado

Como já mencionado anteriormente, a execução incorreta de um movimento pode causar sérios danos à saúde. Portanto, o monitoramento das atividades é fundamental, o que nem sempre acontece da forma correta com os professores das academias.

Uma das principais vantagens em contratar um personal trainer é a individualidade nos treinos. Cada instrutor tem a sua própria metodologia de trabalho, estratégias de motivação, avaliação e acompanhamento de resultados, dentre outras coisas. Sendo assim, antes de escolher é importante analisar se o método que ele utiliza vai de encontro aos seus objetivos.

Funcionalidade

Com o avanço da tecnologia, a oferta de serviços online vem aumentando. Com auxílio de um aplicativo ou site, é possível encontrar profissionais que desenvolvam seu trabalho virtualmente. Para iniciar, basta preencher algumas informações básicas, como objetivos com os exercícios e suas medidas atuais, e o personal vai disponibilizar um plano individualizado de treinos.

Suporte além dos treinos

De nada adianta ter inúmeros diplomas se o personal não te dá suporte além dos treinos. Uma característica importante na hora de escolher o instrutor ideal é saber se ele oferece um canal de comunicação, seja para tirar dúvidas sobre algum exercício, seja para mudar a sua série. Com esse acompanhamento contínuo e mais próximo, é possível alcançar melhores resultados de uma forma mais econômica e personalizada.

Além do mais, bons sites e aplicativos disponibilizam aos seus clientes ferramentas para acompanhar a evolução por meio de tabelas e gráficos, facilitando, assim, a sua comunicação com o personal trainer, o que auxilia na melhora a na qualidade de atendimento ao cliente.

Como de praxe, chegamos ao final desse texto ressaltando a importância de como escolher o personal trainer ideal, que não esteja focado apenas nos resultados e, sim, na saúde e qualidade de vida do cliente. Pensando nisso, a Personal Virtual, uma empresa que se preocupa com o bem-estar das pessoas, oferece um acompanhamento de uma nutricionista junto ao professor de educação física de forma rápida e prática.

E aí, gostou do nosso post? Agora que você sabe como escolher o personal trainer ideal para você, que tal ter acesso a esse profissional diretamente no seu celular? Conheça o Personal Virtual!