A tecnologia trouxe consigo uma série de recursos e ferramentas importantes que otimizam a rotina de milhares de pessoas. Para quem frequenta a academia, os benefícios são ainda maiores. Escolhendo um bom aplicativo para malhar você encontra, na palma da mão, informações relevantes sobre a sua performance, seu peso, a qualidade da alimentação e muito mais.

Essa solução vem sendo adotada por muitas academias, afinal, ela melhora a comunicação com os alunos e ainda ajuda a potencializar os resultados obtidos. Quer saber exatamente quais são os benefícios que você pode alcançar utilizando um aplicativo para malhar? Então, fique conosco e aproveite a leitura!

1. Mais foco no objetivo

O uso de um aplicativo para malhar não substitui a importância de um educador físico. No entanto, essa ferramenta simples pode ajudar você a manter o foco nos seus objetivos e a não perder o ritmo. Principalmente para aqueles que têm dificuldade em treinar sem monitoramento, os aplicativos podem ser um ótimo reforço.

Além de uma combinação de treinos montados especificamente para os seus objetivos, você poderá contar com um plano que se adapta de acordo com o seu desempenho. Também poderá conferir como cada exercício deve ser executado.

Quem não possui um personal trainer acompanhando todos os estágios de treinamento, ainda pode utilizar o aplicativo para acompanhar suas medidas, fazer a avaliação física e determinar seu percentual de gordura.

2. Maior controle dos treinos

Com um aplicativo para malhar, você possui à sua disposição um planejamento inteligente de treinos de acordo com o seu objetivo, seja perder peso, ganhar massa magra ou simplesmente melhorar o seu condicionamento físico. Isso é uma grande contribuição para que você saiba exatamente o tipo de exercício que terá que fazer a cada dia e se preparar.

Sem surpresas, fica mais fácil se manter motivado para encarar os desafios semanais. Você fica a par do cronograma e ainda pode pesquisar sobre os exercícios para tirar o máximo de proveito deles.

3. Dicas de alimentação saudável

Com a correria do dia a dia, pode ficar realmente difícil cuidar da sua alimentação. Por isso, boa parte dos aplicativos para treino oferecem recursos relacionados à dieta. Alguns deles sugerem opções de pratos e refeições, outros contam com planos alimentares pré-elaborados e há, ainda, os que disponibilizam uma consultoria online com um nutricionista.

A vantagem, nesse caso, é bem clara: você contará com uma dieta adaptada para os seus objetivos, otimizando o resultado dos treinos e melhorando a sua qualidade de vida. Não se trata apenas de contar calorias, mas de nutrir o seu corpo com aquilo que ele precisa para atingir o melhor desempenho.

De quebra, você ainda pode conferir alternativas deliciosas de lanches sem quebrar a sua dieta e comprometer o avanço conquistado pelos exercícios.

4. Lembretes para beber água

De acordo com um estudo do Journal of Human Nutrition and Dietetics, quem bebe mais água diariamente reduz a quantidade de calorias totais, além do consumo de açúcar, sódio, gordura saturada e colesterol. É inegável a importância da água para um plano alimentar saudável, para o melhor funcionamento do corpo e, é claro, para alcançar melhores resultados nos treinos.

Em um aplicativo para malhar completo, você também poderá encontrar uma ferramenta que serve como uma espécie de lembrete para beber água. Isso ajuda você a se manter hidratado, além de controlar exatamente qual foi a quantidade consumida no dia e quanto falta para cumprir a sua meta pessoal.

Inúmeras funções podem ser desenvolvidas nesses aplicativos, os tornando mais completos. Em alguns, é possível acessar recursos gratuitamente, em outros, é necessário pagar pelas opções mais avançadas. Ainda existem aqueles que funcionam a partir de uma assinatura mensal, cujo cancelamento pode ser feito a qualquer momento.

5. Apoio profissional

Os aplicativos para treino contam com uma equipe de profissionais especializados, educadores físicos e nutricionistas, que estudam cada grupo de metabolismo e diferentes rotinas para oferecer a melhor proposta, com os melhores resultados.

Não são apenas algoritmos determinando seu planejamento com base nos dados cadastrados. São priorizados os exercícios mais estratégicos para cada objetivo, junto de uma dieta balanceada e que dê suporte ao cronograma de exercícios. Tudo para que você avance rapidamente pelas etapas e alcance sua meta.

6. Definição de metas

A definição de metas pessoais é algo bastante relevante para alcançar avanços significativos na sua vida. São elas que vão motivá-lo a continuar buscando um objetivo, mesmo que você não esteja mais tão empolgado quanto no início.

A maior parte dos aplicativos possui alguma ferramenta de estabelecimento e acompanhamento das metas, como se exercitar de três a quatro vezes por semana, perder uma quantidade determinada de quilos ou beber dois litros de água todos os dias, por exemplo. Acompanhar seu progresso pode ser um grande estímulo para continuar dando o melhor de si mesmo.

7. Cuidados no pós-treino

O pós-treino é tão relevante quanto a definição de exercícios e de uma dieta. É durante esse período que o seu corpo se recupera e os músculos podem fornecer a resposta ideal provocada pelos treinos. No entanto, quem não tem as informações adequadas sobre esses cuidados, simplesmente não sabe que precisa tomá-los.

Com o uso de um aplicativo para malhar, você não recebe apenas as orientações para o treino. Também conta com o suporte necessário para conduzir todo o aquecimento antes dos exercícios e os alongamentos depois deles.

Assim, aplicativos completos fornecem, além de todo o suporte para o exercício e para a alimentação, informações relevantes sobre o processo de recuperação muscular, educando você para agir da maneira mais adequada com o seu corpo nessa fase. Alguns deles ainda são sincronizados com um blog da academia, fornecendo um fluxo de informações constantes para você melhorar cada vez mais seu desempenho.

Um acompanhamento adequado de alguém que entenda o que é melhor para a saúde e a integridade do seu corpo é sempre relevante. Por isso, com uma ferramenta disponível no seu celular, você pode conferir qual é a melhor postura, a quantidade ideal de repetições para cada série, a amplitude certa para os movimentos e a variedade de exercícios para trabalhar todos os músculos.

Detalhes motores podem fazer toda a diferença no resultado que você obtém com os treinos e nem sempre esse tipo de informação é fornecido pela academia. Portanto, é sempre válido procurar quem ofereça esse suporte complementar.

Quem busca alternativas para melhorar a sua saúde e bem-estar precisa estar disposto a contar com ferramentas de apoio, como um aplicativo para malhar. Converse com o Meu Personal Virtual e descubra todas as soluções disponíveis para você!