Conforme o inverno se aproxima, o normal é pensar em aproveitar o tempo livre em casa, debaixo das cobertas, vendo filmes ou séries. Ou talvez programar uma viagem para aproveitar delícias gastronômicas que ficam ainda melhores com temperaturas baixas. Mas você sabia que treinar no frio é fundamental para a saúde?

Sim! Por mais que a preguiça insista em aparecer, quem é disposto a se exercitar nessa época consegue benefícios muito importantes. No frio, o corpo humano precisa gastar uma quantidade maior de energia para manter o próprio equilíbrio térmico, elevando a queima de calorias, por exemplo.

Se você quer evitar o desespero do tradicional ”projeto verão” a partir dos últimos meses do ano, saiba que treinar no frio é fundamental. Confira as informações do texto!

Quais são os principais benefícios de treinar no frio?

No frio, os músculos tendem a ficar mais contraídos, dificultando a movimentação corporal. Uma das consequências é a falta de vontade para se exercitar, problema normalmente agravado pelo consumo de alimentos ricos em açúcar.

Treinar no frio exige disposição, mas além de evitar uma série de riscos, propicia diversas vantagens para a saúde em curto e longo prazo. Listamos abaixo.

Fortalecimento da imunidade

Fazer atividades no frio, especialmente ao ar livre, resulta na adaptação do organismo a temperaturas mais baixas. Essa exposição frequente eleva o trabalho do sistema imunológico, diminuindo a possibilidade do surgimento de doenças.

Resfriados e vírus como o da gripe, por exemplo, tendem a aparecer com menor frequência. Esse benefício ainda ganha maior potência caso os treinos aconteçam em ambientes abertos, evitando aglomerações.

Combate à depressão

O inverno facilita a manifestação de doenças psicológicas, como depressão e ansiedade. No Sul e Sudeste do Brasil, onde a estação apresenta temperaturas médias mais baixas, é preciso tomar cuidado com esse problema.

Porém, realizar atividades físicas eleva os níveis de endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar. Partindo do princípio de que a liberação da substância ocorre entre um e dois dias depois do treino, é importante se manter ativo para sentir todas as vantagens.

Prevenção de doenças cardíacas

Treinar no frio exige um trabalho mais forte do coração. Afinal de contas, para aquecer o corpo é necessária uma quantidade maior de sangue, o que aumenta a circulação e diminui a pressão arterial.

A consequência? Artérias limpas constantemente, reduzindo bastante o risco de problemas cardiovasculares graves, como infarto, AVC e hipertensão.

Embelezamento de pele e cabelos

A água fria auxilia no fechamento de poros, ação capaz de impedir o aparecimento de cravos e espinhas. O treino num local de temperatura baixa desempenha efeito bem semelhante, fechando os poros após a atividade. Como se não bastasse, a oleosidade dermática também cai.

Ainda vale ressaltar as vantagens para os fios de cabelo: a saúde dos folículos capilares é preservada e a possibilidade de queda diminui.

Que cuidados tomar?

Quando os termômetros mostram números mais baixos, já sabemos da importância de prestar atenção em detalhes relacionados especialmente à prevenção de doenças. Ao treinar no frio, portanto:

  • evite locais com poluição excessiva, como avenidas de muito movimento, por conta da densidade e secura do ar;
  • mesmo que a sede seja menor, beba bastante água, pois a umidade reduzida deixa a boca seca;
  • faça alongamentos e aquecimentos prévios, buscando diminuir a possibilidade de lesões musculares;
  • vista roupas leves, mas protegendo as extremidades;
  • troque de roupa logo após a finalização da atividade, já que a umidade dela pode prejudicar a regulação da temperatura do organismo e causar hipotermia;
  • não se exponha ao frio logo depois de encerrar o exercício para impedir a chamada inversão térmica, que também é capaz de resultar em hipotermia.

Todas as informações do post já são uma bela motivação para treinar no frio, não é verdade? O simples fato de saber que você leva uma rotina saudável em qualquer época do ano deve ser o combustível para manter o ritmo, independentemente do que o termômetro aponta. Não deixe de se exercitar, mesmo que seja com orientação online!

Curtiu o texto? Então aproveite e compartilhe as dicas com os amigos nas redes sociais!