Seja na academia ou em atividades ao ar livre, o hábito de se exercitar é fundamental para ter uma vida mais saudável. O alongamento é um exercício que proporciona inúmeros benefícios à nossa saúde física e mental, e com isso, não deve ser realizado apenas por indivíduos que praticam algum esporte.

A falta de flexibilidade corporal contribui no aparecimento das dores. Isso acontece devido ao encurtamento das fibras musculares, e dessa forma, pode atrapalhar a execução correta dos movimentos musculares, comprometendo a musculatura a longo prazo.

Continue a leitura deste post, entenda a importância do alongamento e saiba como ganhar mais qualidade de vida. Vamos lá!

O que é o alongamento?

O alongamento é um exercício que visa o aperfeiçoamento da flexibilidade do corpo por meio do estiramento das fibras musculares, devido ao aumento da temperatura no músculo, com o propósito de fornecer maior agilidade e aumentar a amplitude do movimento muscular, melhorando o desempenho em diferentes exercícios.

Por essa razão, se alongar auxilia na redução das tensões musculares, tornando melhor o fluxo das articulações e diminuindo as dores.

Qual é o seu objetivo?

Devido a execução de diversas atividades cotidianas, o nosso corpo acaba sofrendo um estresse muscular, provocado pelo trabalho repetitivo. Portanto, relaxar a musculatura, melhorar a postura, ajudar na prevenção de lesões e reduzir o surgimento de dores musculares são alguns dos objetivos de realizar o alongamento.

Qual a importância do alongamento ao realizar atividades físicas?

A importância do alongamento está ligada diretamente a diversas finalidade. Quando permanecemos por longos períodos de tempo parados, os nossos músculos tendem a reduzir de tamanho. Sendo assim, o alongamento é importante antes e depois de qualquer atividade, pois ele tem como função devolver aos músculos o seu tamanho original ou de relaxar a musculatura.

Antes de iniciar a atividade física, o ato de alongar-se auxilia na prevenção de lesões musculares durante o exercício, e assim, preparamos o corpo para se exercitar, deixando-o mais flexível e ampliando seus movimentos.

Já no período após o exercício, o alongamento é responsável por promover o relaxamento, além de ajudar na retirada do excesso de ácido lático dos músculos, evitando as dores decorrentes da atividade.

Qual é o momento ideal para se alongar?

Muita gente acredita que o alongamento deve ser realizado apenas após as atividades físicas, entretanto, ele pode ser feito em qualquer momento do dia.

Ao despertar pela manhã, no trabalho, durante viagens prolongadas, no ônibus ou sempre que você identificar algum tipo de tensão muscular, lembre-se de fazer um alongamento para causar bem-estar ao corpo.

Como se alongar corretamente?

Como já citado, o alongamento é um exercício que proporciona maior flexibilidade e movimento a musculatura corporal, e por isso, é essencial que seja praticado corretamente.

Para realizar esse exercício de forma correta, é necessário encontrar uma posição confortável para relaxar o músculo, além de permanecer nessa posição entre 10 e 30 segundos.

Os movimentos devem ser efetuados de maneira leve e suave, para evitar possíveis lesões. Outro ponto importante na hora de se alongar é manter a respiração lenta e controlada, e, com isso, promover a sensação de relaxamento.

O alongamento é uma atividade simples e que pode ser realizada em qualquer lugar, qualquer momento e sem nenhum custo. Porém, no início, é fundamental contar com o auxílio de um profissional capacitado para ajudar na execução dos exercícios, dado que, qualquer atividade exercida de maneira incorreta pode causar sérios riscos à saúde.

Gostou deste post? Então aproveite e descubra a importância da hidratação na atividade física.