Aqueles que adotam uma rotina de exercícios físicos regulares querem ver resultado o quanto antes. O problema é que eles podem acabar se frustrando caso não saibam como acompanhar a evolução nos treinos. Nem todo resultado será estético e, por isso, existem outros fatores a serem observados.

Se você possui uma meta e está comprometido com ela, é melhor saber exatamente quais são as mudanças que deve esperar em cada etapa da jornada. Caso deseje ganhar massa muscular, por exemplo, não adianta acompanhar só o seu peso na balança.

Hoje você vai descobrir por que acompanhar o progresso no treino, como isso deve ser feito e ainda vai conferir algumas ferramentas que podem ajudar nessa missão. Vem com a gente?

Por que acompanhar o progresso dos treinos?

A principal razão pela qual você deveria começar a acompanhar o seu progresso é para se sentir motivado e continuar sempre em busca da sua melhor performance. Pode parecer pouco, mas isso realmente fará toda diferença.

Imagine a seguinte situação: você acorda com pouca energia, doido para ficar no sofá e dar prioridade ao levantamento do peso do controle da TV. Você se senta e começa a mexer na galeria de fotos do seu celular. Encontra um registro de três meses atrás, quando seu corpo não tinha praticamente nenhum indício das formas que tem hoje… Isso motivará você a continuar buscando resultados, porque sabe o quanto deu duro para chegar onde está.

O mesmo acontece ao chegar para fazer uma avaliação e precisa se pesar novamente, refazer suas medidas, calcular seu percentual de gordura. Você vê os números e compreende porque está fazendo o que faz. Além disso, uma medida demonstra como acompanhar a evolução dos treinos é importante para você entender que pode:

  • ficar mais forte mesmo não tendo perdido tanto peso quanto imaginava;
  • ter um ótimo desempenho, sua energia lá em cima e seu peso não mudar nada;
  • perder gordura e parecer mais magro, mesmo quando estiver tentando ganhar músculos;
  • não perceber a diferença no seu corpo, mesmo que todos estejam vendo e comentando com você.

Em qualquer um desses casos, você entenderá que está dentro de um processo e que as mudanças ocorrem gradativamente. Ao olhar para a sua evolução, poderá entender qual é o próximo passo, ao invés de simplesmente desistir por ainda não estar onde gostaria.

Como acompanhar a evolução dos treinos?

Uma das maneiras mais usuais para acompanhar a evolução nos treinos é pela pesagem. Acontece que essa não é uma análise completa e, quando utilizada de forma isolada, pode acabar interferindo na interpretação dos resultados. Perder alguns quilos pode ser ótimo se você está tentando emagrecer e péssimo se precisa ganhar massa magra. Além disso, nem todo peso ganho na academia será positivo.

Por isso, devem ser usados outros métodos de acompanhamento, que ajudarão a determinar como os seus treinos estão evoluindo. Confira alguns deles a seguir.

Registre seu progresso em uma planilha ou caderno

Você só pode aperfeiçoar aquilo que pode medir. É simplesmente impossível determinar se está obtendo bons resultados se não tiver com o que comparar ou se utilizar o progresso de outra pessoa como referência. Por isso, registre a sua própria jornada, seja em uma planilha ou em um caderno.

Anote seu peso, seu nível de massa gorda e magra, suas medidas, o aumento de força, seu desempenho cardiovascular, tudo. Faça isso periodicamente, no mínimo uma vez por mês. No primeiro trimestre, por exemplo, você já poderá identificar, sem maiores dificuldades, se está tendo um bom ou um mau desempenho.

Tire fotos do seu corpo periodicamente

Sabe aqueles antes e depois que encontramos seguidamente nas redes sociais? Bem, eles não acontecem com uma foto inicial e outra só lá no fim. Esse é um acompanhamento que pode ajudar muito, tanto na motivação quanto na percepção sobre os seus resultados.

Portanto, procure tirar pelo menos uma foto mensal com uma roupa que mostre seu corpo e evidencie exatamente como ele está evoluindo. Não é preciso postar nos seus perfis, basta tê-las com você, como estímulo pessoal. Ah, e não se esqueça de tirá-las sempre no mesmo ângulo, ok?

Utilize fitas métricas

As fitas métricas são um dos melhores acompanhamentos para o controle com base no peso. Quando você mede cada parte do corpo separadamente consegue identificar se está perdendo ou ganhando volume, de acordo com os seus objetivos. Se as medidas dos braços e das pernas aumentam, mas a da barriga não, por exemplo, pode ser um bom sinal.

Esses são os locais que devem ser medidos com a fita:

  • peito — repouse a fita em torno do peito, por baixo dos braços e acima da linha dos mamilos, sem inflar os pulmões;
  • pescoço — permaneça com a cabeça reta, a musculatura relaxada e mantenha a fita justa;
  • braços — realize uma contração do bíceps, com o antebraço a aproximadamente 90º e meça a parte mais larga;
  • antebraço — também meça a parte mais grossa e mais musculosa, que fica próxima ao cotovelo;
  • cintura — posicione a fita em torno da barriga, na linha do umbigo, sem inflar ou murchar a barriga, apenas respire normalmente;
  • quadris — meça a partir da parte mais saliente dos glúteos, também sem contrair a musculatura;
  • coxas — transfira o peso do corpo para a perna que não será medida e coloque a fita uns cinco dedos abaixo da virilha;
  • panturrilhas — encontre a parte mais grossa das panturrilhas e meça cada uma delas sem contrair a musculatura.

Quais apps utilizar para isso?

Existem diversos aplicativos que podem ajudar você em todas as etapas, como acompanhar a evolução dos treinos e monitorar seus resultados. Elencamos alguns deles para você:

  • Gerenciador de planilhas do Google — se você quer uma ferramenta simples para jogar todos os seus dados e acompanhar, nada melhor do que essa, que pode ser utilizada só como tabela ou com gráficos;
  • Body Tracker — disponível para Android e IOS, serve tanto para registrar quanto para comparar todas as medidas corporais úteis para a sua análise de progresso;
  • Fitbit — permite registrar calorias, o peso, a pressão arterial, a glicose e ainda compartilhar tudo com os amigos;
  • Charity Miles — monitor de atividades físicas que doa crédito para instituições de caridade cada vez que você corre, pedala ou caminha uma distância predeterminada.

Se você quer um aplicativo que ensina como acompanhar a evolução dos seus treinos de uma maneira ainda mais completa, com uma avaliação direta de um personal e acompanhamento de uma nutricionista, conheça o Personal Virtual. Ele foi pensado para ajudar você a obter os melhores resultados.